Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Uso da máscara é fundamental para a proteção
28
out-20

Uso da máscara é fundamental para a proteção

 

O novo coronavírus (covid-19) é transmitido principalmente através do contato com gotículas que contêm o vírus, vindas de pessoas infectadas. Elas entram em contato com as vias aéreas e podem se multiplicar no corpo, e quem está infectado pode ou não apresentar sintomas.

Por este motivo a máscara não pode ser deixada de lado, como está acontecendo agora. “No início vimos todo mundo usando, pois pegaram pesado na divulgação da prevenção e como o uso da máscara é importante. Nós estamos perdendo um pouco este hábito de usar máscara e vendo as pessoas mais desleixadas nas ruas”, diz o médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Marcelo Saldanha.

Saldanha explica que a máscara é uma proteção fundamental. “Ela evita e barra a contaminação em massa das pessoas. Posso dar um exemplo simples: eu estou conversando com uma pessoa, ambas com máscara. Eu evito que os meus perdigotos cheguem até o outro. Se eu estivesse contaminado, a outra pessoa se contaminaria. A máscara age como uma barreira física, que evita a transmissão para todas as pessoas ao meu redor. Eu te protejo e me protejo. Então por isso que o uso da máscara não é fundamental apenas para a minha proteção, mas também para proteger o próximo. Ela é imprescindível para barrar a transmissão em massa da doença”.

 

Veja também: Covid-19: tudo o que você precisa saber sobre a doença infecciosa causada pelo coronavírus

 

Já sobre a máscara caseira, o médico diz que ela pode ser reutilizada, desde que lavada com água e sabão, para que haja a esterilização. “O ideal é ficar até duas horas com a mesma máscara, esse é o tempo de garantia. Se você for para a rua e achar que vai ficar mais tempo, leva uma máscara dentro do saquinho plástico para fazer a troca”, finaliza o médico.

A entrevista completa do médico, concedida para a TV Integração, está neste link.

 

Como utilizar e higienizar corretamente a máscara

Para utilizar sua máscara de forma correta, siga os passos a seguir:

  1. higienize suas mãos antes de colocar a máscara;
  2. verifique se a máscara está em bom estado e não contém nenhum buraco ou rasgo. Não deve ser feito o uso de máscaras danificadas;
  3. coloque-a de maneira que cubra o nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais;
  4. evite tocar na máscara enquanto a usar, principalmente em sua parte frontal;
  5. troque a máscara caso ela fique molhada ou suja;
  6. higienize novamente suas mãos antes de tirar a máscara;
  7. retire-a por meio dos elásticos ou cordas, evitando contato com a parte frontal da máscara;
  8. realize nova higienização das mãos com sabão ou solução alcoólica de pelo menos 60% de concentração. 

Para higienizar sua máscara:

  • a melhor opção é lavá-la com detergente ou sabão e água quente (pelo menos 60ºC) diariamente;
  • caso não seja possível, você pode deixá-la de molho em solução com cloro a 0,1% (uma colher de sopa a cada litro) por 1 minuto e enxaguá-la ou lavá-la em água em temperatura ambiente e, após a lavagem, realizar fervura por 1 minuto.

Para reutilizar as máscaras quando elas não estão úmidas ou sujas, coloque-as em saco plástico descartável limpo e que não tenha contato com outras superfícies. Segure-as sempre pelos elásticos.

 

Fonte:

Portal Coronavírus – Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.