Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

10 dicas de como evitar infecções hospitalares
17
maio-22

10 dicas de como evitar infecções hospitalares

 

Qualquer tipo de infecção contraída pelo paciente dentro do hospital, ou mesmo depois da alta, é chamada de Infecção Hospitalar. Ela pode atrasar a recuperação do paciente, aumentando o custo com as internações ou até mesmo levar a complicações mais graves.

Por ser um ambiente com alta circulação de pessoas, muitos micro-organismos ficam presentes no ar e nas superfícies. Por isso é imprescindível que tanto a equipe quanto os equipamentos estejam seguros e estéreis contra contaminantes e germes, mas também que os visitantes respeitem as regras de limpeza e visitas estabelecidas. Muitas vezes estes micro-organismos são levados aos pacientes por visitantes que podem estar gripados, portando alguma infecção, ou que não tenham higienizado corretamente as mãos.

Aqui no Hospital Nossa Senhora da Conceição tomamos todos os cuidados com uma equipe multidisciplinar dedicada, mas é importante que todos estejam engajados na prevenção às infecções hospitalares. Confira algumas dicas que preparamos para garantir a saúde de nossos pacientes, seus acompanhantes e colaboradores:

  1. Não vá visitar alguém se sua saúde estiver prejudicada
  2. Mantenha cabelos presos e unhas curtas
  3. Utilize o jaleco somente nos ambientes do hospital
  4. Profissionais devem retirar brincos, pulseiras, anéis, relógios e correntes durante o manejo do paciente
  5. Evite sentar no leito do paciente ou em camas vagas ao lado
  6. Evite levar flores e alimentos para o paciente ou mesmo crianças para visitas
  7. Não tussa ou espirre em ambientes onde está o enfermo, e nem fale sobre o material esterelizado
  8. Não realize atividades como comer, fumar, beber, ou mesmo trocar as lentes de contato ou aplicar algum produto na pela durante as visita
  9. Higienize as mãos antes e após o contato com o paciente e áreas próximas a ele. Utilize também álcool 70% para a higienização das mãos
  10. Não faça caminhadas desnecessárias no interior do hospital

É um trabalho em conjunto e todas as medidas relacionadas à prevenção de infecções hospitalares devem ser respeitadas por todos que frequentam o hospital, sejam eles profissionais da saúde, colaboradores, pacientes ou visitantes.

Informe-se sobre os procedimentos de segurança vigentes e não coloque a saúde de ninguém em risco.

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.