Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica em crianças pode ter relação com a covid-19
14
ago-20

Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica em crianças pode ter relação com a covid-19

 

O Ministério da Saúde está acompanhando casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em crianças e adolescentes, entre 7 meses e 16 anos, para constatar se a enfermidade pode estar associada à covid-19.

Segundo dados da pasta, até julho, foram notificados 71 casos da síndrome em quatro estados: Ceará (29), Rio de Janeiro (22), Pará (18), Piauí (2) e Minas Gerais (6), além de três óbitos no Rio de Janeiro.  A maioria dos pacientes foi infectada atual ou recentemente pelo novo coronavírus.

Apesar da possibilidade de relação, o Ministério da Saúde esclareceu que as ocorrências foram raras até o momento, frente ao grande número de casos com boa evolução da doença entre crianças e adolescentes.

 

O que é Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica?

A Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica é uma reação inflamatória grave e sistêmica. Os sintomas são semelhantes aos da doença de Kawasaki, que causa inflamação nos vasos.

Entre os sintomas mais frequentes estão febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, comprometimento respiratório, entre outros.

Diferentemente da doença Kawasaki, que atinge crianças abaixo dos 5 anos, a SIM-P acomete em maior número a faixa etária acima de 10 anos. Ela também apresenta manifestações neurológicas, renais e no sangue.

 

OMS também acompanha relação entre SIM-P e Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia emitido um alerta mundial aos pediatras relatando a identificação de uma nova condição clínica, possivelmente associada à Covid-19, caracterizada pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P), com manifestações clínicas similares à síndrome de Kawasaki típica, Kawasaki incompleta e/ou síndrome do choque tóxico.

No mundo, há relatos de mais de 300 casos, com notificações em países desenvolvidos como Espanha, França, Canadá e Estados Unidos.

 

Prevenção é sempre o melhor remédio

Se você é pai ou mãe e ficou preocupado com essa notícia, saiba que a melhor forma de evitar o diagnóstico, seja da covid-19 ou da SIM-P, é adotando a prevenção. Respeite as recomendações sanitárias de segurança, como distanciamento de outras pessoas, uso correto de máscara e higienização das mãos e ambiente. Desta forma, você estará se protegendo e protegendo seu filho ou filha, freando a disseminação do vírus.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.