Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Parada em vaga de ambulância é ilegal e está dificultando desembarque de pacientes no HNSC
17
ago-20

Parada em vaga de ambulância é ilegal e está dificultando desembarque de pacientes no HNSC

 

Estacionamento de carros particulares em vagas de médicos plantonistas e ambulâncias no Hospital Nossa Senhora da Conceição tem imposto dificuldades no desembarque e embarque de pacientes. A prática de estacionar nesses espaços é irregular, mas ainda assim, alguns motoristas cometem o erro, o que pode colocar em risco o socorro a um paciente.

Atualmente, o estacionamento do HNSC tem 7 vagas exclusivas para médicos de plantão, vagas para motocicletas e espaços exclusivos para ambulâncias. Quando um condutor estaciona seu veículo em alguma dessas vagas, principalmente de ambulâncias, ele dificulta o acesso dos veículos de socorro ao pátio, atrapalhando e atrasando o atendimento à pessoa em condição debilitada.

Em alguns casos, a ambulância precisa esperar na rua a saída de veículos, o que pode provocar congestionamento, pois a rua do Cruzeiro é estreita e tem intenso tráfego ao longo do dia. “Estamos tendo essa dificuldade, e agora, com a pandemia, com o maior número de transporte de paciente, principalmente paciente que demanda logística para isolamento, agravou essa situação do estacionamento do Pronto Socorro do hospital. Os pacientes que precisam usar as entradas do ambulatório e CTI em ambulância, quando a ambulância chega aqui no pátio tem carro de usuário, de acompanhante e até mesmo de profissional do hospital.”, destaca o diretor Administrativo do HNSC, Clelton de Faria Pacheco.

Além de sensibilizar as pessoas para o problema, o HNSC também irá tomar medidas, como o reforço na pintura da sinalização horizontal referente às vagas de ambulâncias.

 

Paciente que chega em carro particular pode desembarcar no estacionamento do HNSC

Boa parte dos pacientes que procuram o Pronto Socorro do HNSC chegam em veículos particulares, sejam em carros próprios, de amigos ou familiares e taxis. Nestes casos, é permitido que os automóveis parem no estacionamento para o desembarque ou embarque do paciente – caso ele tenha recebido alta. “O paciente para desembarque, seja ela uma pessoa com dificuldade de locomoção, tem total direito de usar as duas entradas de ambulâncias. O que a gente pede é que, quando a pessoa for buscar um paciente de uma alta, por exemplo, só estacionar o carro quando o paciente já estiver liberado. Porque as vezes estacionam o carro na vaga de ambulância e entra para o hospital para resolver os trâmites da alta do paciente, o que leva 15, 20 ou 30 minutos. Nesse intervalo pode chegar uma ambulância e precisar da vaga.”, informa o diretor.

 

HNSC conta com o apoio da população

Clelton Pacheco pede o apoio da população e corpo de colaboradores para colocar fim ao problema, garantindo que o socorro ao paciente seja ágil e eficaz no HNSC. “A dificuldade de uma ambulância descer um paciente aqui no pátio pode prejudica-lo, agravar o seu quadro de saúde e provocar uma queda, pois a rua é íngreme, é um morro que dificulta a parada de ambulância na rua. Então você descer uma maca nessa rua é mais difícil, por isso a gente pede que a população tenha a consciência e nos ajude.”, ressalta Clelton.

 

Estacionar em vagas de ambulâncias é ilegal

Segundo a Legislação de Trânsito, estacionar em vaga proibida é considerada infração grave, com perda de 5 pontos na CNH, e multa de R$ 195, 23. O HNSC está em constante contato com a Polícia Militar para coibir as práticas irregulares.

 

Clelton Pacheco, diretor do HNSC

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.