Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Queda no estoque de sangue preocupa: HNSC convoca doadores e anuncia medidas de prevenção para a coleta
24
mar-20

Queda no estoque de sangue preocupa: HNSC convoca doadores e anuncia medidas de prevenção para a coleta

 

O Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição está convocando candidatos para a doação de sangue. Diante da crise desencadeada pelo novo coronavírus, o número de doações diminuiu de forma significativa, o que, consequentemente, reduziu os estoques nas unidades hospitalares em todo o país, principalmente no HNSC.

O receio de sair de casa por medo do Covid-19 é compreensível, mas as unidades de saúde não podem parar e, dentro deste contexto, elas precisam de bolsas de sangue para atender a diversas patologias, especialmente cirurgias de urgência, em caso de acidentes automobilísticos, por exemplo.

Pessoas que estiverem com a saúde em dia e que se encaixem nos requisitos da Fundação Hemominas podem doar sangue. Diante do atual momento e das medidas preventivas que ele demanda, o Hospital Nossa Senhora da Conceição alterou a logística de transporte dos candidatos até o Hemocentro em Divinópolis, atendendo, também, às mudanças no procedimento de doação adotadas pela Hemominas.

Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores do HNSC, explica que as novas regras visam garantir a saúde dos candidatos e profissionais de saúde. A partir de agora, o HNSC levará apenas 25 candidatos até Divinópolis, evitando aglomerações de pessoas. “Vamos continuar com o nosso ônibus que o hospital disponibiliza para levar os candidatos para Divinópolis. Com o ônibus maior dá a oportunidade de as pessoas sentarem separadas para não terem que sentar junto. Na Hemominas, tomaram medidas que vão atender dez candidatos por vez. Como eu vou levar mais (de 10) candidatos, vou estar controlando o entra e sai para não aglomerar e preservar a saúde desses doadores e a nossa também.”, disse a responsável pela captação do HNSC.

 

Pré-triagem será mais criteriosa

Antes da triagem na Fundação Hemominas, Fabíola Nogueira realiza uma pré-triagem com os candidatos para levar os que realmente se mostram aptos a doarem. Agora, ela irá intensificar esse trabalho, a fim de agilizar a doação e garantir que mais pessoas possam doar. “Vou intensificar mais ainda a triagem, porque faço triagem básica com os candidatos quando a gente está saindo, se não estiver apto ele já desce (do ônibus) e não precisará se deslocar até Divinópolis. Se tiver com qualquer sintoma, espirrando, que seja, não precisa ir.”, explicou Fabíola.

 

Hemominas intensifica cuidados para receber doadores e pacientes

A Fundação Hemominas também está tomando as medidas preventivas para garantir a saúde dos candidatos e pacientes. Em nota, a fundação informou que entre as regras estão a obrigatoriedade do uso do álcool gel/líquido 70% nas mãos e a reorganização das salas de espera de forma a garantir o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

 

Redução de doadores vai comprometer estoque

A redução do número de candidatos levados até Divinópolis vai trazer consequências para o Banco de Sangue das unidades hospitalares. Daí a importância de as pessoas poderem doar neste momento delicado. “Uma vez que eu levo menos candidatos automaticamente a Hemominas não terá condições de liberar o meu estoque semanal. Então, com isso, vai reduzir o número de bolsas que ela (Hemominas) vai me fornecer, porque ela não atende só ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, a fundação atende 36 agências e assistências.”, afirmou Fabíola Nogueira.

 

Doação de sangue é uma corrente que não pode ser quebrada

Na mobilização para doação de sangue, Fabíola Nogueira pede ajuda de familiares de pacientes hospitalizados. “Que o familiar tenha esse compromisso de fazer a reposição. Não tem uma lei que obrigue esse familiar a levar o doador, mas se nós (Banco de Sangue) tivemos para ajuda-lo, para ajudar o familiar dele, foi com ajuda de outra família. Então é uma corrente, um ajudando o outro. Mais do que justo, correto e honesto que esse familiar faça a reposição, porque aqui (HNSC) a cada dez pessoas que eu converso, quatro fazem a reposição.”, pediu a profissional.

 

Como doar?

Interessados em doar sangue podem entrar em contato com o Setor de Captação do HNSC pelo telefone 3233-5461. Informações também podem ser obtidas pelo site hemominas.mg.gov.br.

 

Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação do HNSC

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.