Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Já ouviu falar sobre hepatites virais?
28
jul-22

Já ouviu falar sobre hepatites virais?

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado e podem provocar alterações leves, moderadas ou graves. Elas são consideradas infecções silenciosas, ou seja, costumam não apresentar sintomas. Porém, em alguns casos, o paciente com hepatite pode apresentar alguns sinais comuns, como cansaço, febre, dor abdominal, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

As infecções B e C frequentemente se tornam crônicas, mas, por nem sempre apresentarem sintomas, a maioria dos portadores desconhece o diagnóstico, o que possibilita o avanço da doença. Em quadros mais graves, ela pode desenvolver em câncer, causar fibrose avançada e cirrose ou até levar ao óbito.

O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e tuberculose.

Conheça os principais tipos de Hepatites Virais

Hepatite A: é a mais comum e está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha, porém existe vacina.

Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência. Pode ser transmitida por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.