Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saiba como evitar acidentes de trabalho
27
jul-23

Saiba como evitar acidentes de trabalho

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho representa a luta de trabalhadores brasileiros por melhores condições de saúde e segurança no trabalho. Os acidentes podem ser causados por diferentes fatores, como naturais ou por falta de medidas de prevenção.

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.

Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.

Saiba como evitar acidentes de trabalho

  1. Identifique e liste os riscos da sua empresa, para eliminar ou neutralizar estes riscos;
  2. Invista na cultura de segurança com seus colaboradores, promovendo treinamentos e conversas sobre o assunto;
  3. Promova ginástica laboral, exercícios práticos de 10 a 15 minutos, que podem evitar doenças ocupacionais que são causadas por esforço repetitivo. É imprescindível a supervisão direta de um profissional especializado;
  4. Mantenha sempre o ambiente de trabalho limpo e organizado;
  5. Invista em equipamentos de combate a incêndio;
  6. Sinalize adequadamente os espaços, como saída de emergência, áreas de risco e equipamentos de segurança;
  7. Crie um Manual de Segurança do Trabalho para sua empresa;
  8. Fique atento ao feedback dos seus colaboradores, eles conhecem bem o dia a dia da empresa e podem ser grandes aliados.

Evitando acidentes de trabalho em ambiente hospitalar

Para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.

1) Respeito às normas regulamentadoras

Um bom exemplo é a NR 32, que tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Conhecê-las bem e colocar em prática suas diretrizes é fundamental.

2) Uso de equipamentos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas de procedimento descartáveis, calçados fechados, vestimentas de trabalho adequadas, máscaras e óculos de proteção são fundamentais para proteger os profissionais de saúde ao exercer suas atividades.

Prevenção a acidentes no HNSC

Para evitar que os colaboradores sejam vítimas de acidentes no ambiente de trabalho, o HNSC mantém o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), cujo papel principal é acompanhar, orientar e executar ações de prevenção e proteção ao colaborador.

Para auxiliar o SESMT, contamos também com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivos a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, tais como ferimentos e contaminação com perfurocortante, prevenção à hepatite e HIV, dentre outros.

Fonte: Governo Federal

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.