Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

HNSC inaugura o novo Centro de Tratamento Intensivo
13
jul-20

HNSC inaugura o novo Centro de Tratamento Intensivo

 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição inaugurou nesta segunda-feira (13) o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Paulo de Abreu Leite. Com capacidade para dez leitos, o espaço é fruto de um amplo trabalho entre Irmandade Nossa Senhora da Conceição e Prefeitura de Pará de Minas para fortalecer a assistência aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

A terapia intensiva foi construída onde, por muitos anos, funcionou o CTI do hospital. O espaço estava sendo utilizado como centro de estudos para estagiários e alunos residentes e foi totalmente revitalizado, seguindo normas sanitárias, para a instalação dos novos 10 leitos.

O CTI será destinado exclusivamente, neste primeiro momento, para pacientes com covid-19. Portanto, a Instituição ficará com 10 leitos de terapia intensiva voltados para esses pacientes e outros 10 leitos de CTI para demais doenças. Futuramente, quando passar a pandemia, o HNSC terá 20 leitos de CTI à disposição da população.

A inauguração do CTI foi um passo importante no trabalho de ampliar a assistência à população paraminense, um sonho concretizado da gestão compartilhada entre Irmandade Nossa Senhora da Conceição e Prefeitura de Pará de Minas. “É um momento muito importante para a saúde de Pará de Minas, é um sonho que a Irmandade sempre teve de ampliar o CTI e, agora, com essa gestão compartilhada nós conseguimos a ampliação do hospital, isso vai beneficiar não só Pará de Minas, como toda a região.”, destacou André de Lima Rufino, provedor do HNSC.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, presente na cerimônia de inauguração, também comentou sobre a entrega da obra à comunidade. “O Hospital Nossa Senhora da Conceição será o segundo maior da região em termos de leitos disponível e até mesmo o que preconiza a Organização Mundial de Saúde em termos de 10 mil habitantes e número de leitos. Fico muito feliz de a gente estar realizando este sonho.”.

 

CTI já tem condições para entrar em funcionamento

A nova unidade de terapia intensiva apresenta condições para entrar em funcionamento. No entanto, ela não receberá pacientes no momento, exceto se houver necessidade. O motivo é que a taxa de ocupação da ala destinada ao atendimento para pacientes com suspeitas ou diagnóstico positivo para Covid-19 é de 42%. “Nós estamos com o CTI aberto lá em cima (ala especial para atendimento à pacientes Covid-19) e lá não está cheio ainda e não justifica manter dois CTI’s com quatro, cinco pacientes. Graças a Deus lá em cima está sob controle, então quando lá estiver próximo dos 80% de ocupação nós vamos abrir este CTI até por questões de custos.”, disse Clelton Pacheco, diretor Administrativo do HNSC.

“Mas se for necessário abrir hoje a gente já tem condições de abrir hoje com os equipamentos que já temos aqui.”, completou o diretor.

 

Regional de Saúde elogia estrutura do HNSC

Presente na cerimônia de inauguração, o superintendente Regional de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, elogiou a estrutura do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com destaque para o novo CTI. O gestor considera o hospital como uma unidade regional com capacidade para atender pacientes de Pará de Minas e cidades vizinhas. “É um hospital que tem apresentado uma resolutividade muito grande, vocês viram pelo número de internações como tem subido, então esse aumento da produtividade traz consigo melhor captação de recursos e importância estratégica para este hospital. E agora com o aporte dos leitos de CTI aumenta a capacidade de resolutividade.”, afirmou o superintendente Regional.

O deputado Federal, Diego Andrade, também fez elogios ao HNSC, demonstrando confiança no trabalho prestado pela Instituição. “Deus ajuda que ninguém precisa, mas a gente pode precisar, nossos familiares uma hora ou outra podem precisar. E chega de ficar levando pacientes para Belo Horizonte, Pará de Minas é uma cidade próspera, uma cidade boa, referência para Minas Gerais.”, comentou o parlamentar.

 

Homenagem a Paulo de Abreu Leite

Paulo de Abreu Leite é ex-provedor e Irmão do Hospital Nossa Senhora da Conceição desde a década de 1960. Ele participou ativamente da construção do novo CTI e também foi importante em várias outras conquistas para o hospital nos últimos anos. Agora, o nome de Paulo Abreu está eternizado na história do HNSC. “Nós ficamos muito emocionados, meu pai desde a década de 60 participa da Irmandade e tem muito carinho pelo trabalho que fez aqui. Ele ficou muito emocionado e nós também e nós ficamos gratificados pelo mérito e pela homenagem prestada a ele.”, agradeceu a filha de Paulo Abreu, Pauliana Barbosa Abreu.

O novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição começou a ser construído em 13 de abril. A obra foi executada pela empresa Local Engenharia, sob acompanhamento do engenheiro responsável Rafael Raimundo e pelo arquiteto responsável pelo projeto, Marcelo Enrik Assis. O valor investido foi de R$ 3 milhões, recursos viabilizados pelo Ministério Público Federal do Trabalho.

Pauliana Barbosa, filha de Paulo de Abreu Leite

Engenheiro Rafael Raimundo e arquiteto Marcelo Enrik Assis.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.