Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Covid-19 e tabagismo: relação perigosa que eleva o risco de problemas graves para fumantes
30
jun-20

Covid-19 e tabagismo: relação perigosa que eleva o risco de problemas graves para fumantes

 

Embora ainda seja um vírus novo em comparação com muitos outros vírus populares, já se sabe que o novo coronavírus pode ser consideravelmente perigoso para pessoas que fumam.

Por ser um vírus que provoca síndrome respiratória aguda, cuja taxa de transmissão de pessoa para pessoa é alta, a sua relação com o tabagismo é inevitável, e no pior dos casos o resultado é a morte do paciente. O consumo do tabaco, especialmente quando feito em excesso, pode desencadear outros problemas respiratórios, como asma, enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva e bronquite crônica.

 

Covid-19 pode agravar sintomas em fumantes

Não significa que o fumante, caso seja infectado pela covid-19, virá a óbito. Existem pessoas que fumam e, mesmo sendo diagnosticadas pelo vírus, sobreviveram. No entanto, quem está nesta condição se encaixa no grupo de risco, por causa do comprometimento pulmonar, o que favorece ao desenvolvimento de sintomas mais graves da covid-19.

 

Contágio pode ser facilitado entre fumantes

Não bastasse a condição clínica com o comprometimento da função pulmonar, o fumante pode facilitar o contágio de covid-19. Como? Através do contato e da falta de higienização.

Uma vez que os fumantes estão constantemente colocando as mãos, e até mesmo cigarros contaminados, em contato com a boca, a possibilidade de transmissão do vírus fica ainda maior. E isso vale, também, para os produtos que envolvem compartilhamento, como o narguilé, cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido.

Portanto, nunca se esqueça se higienizar bem as mãos com frequência, assim como superfícies tocadas constantemente, além de evitar tocar as mucosas de boca, nariz e olhos.

 

Qual a melhor medida preventiva para os fumantes?

Esta resposta é simples, mas extremamente difícil de se colocar em prática. A melhor medida preventiva para quem fuma é deixar de fumar. Mas não é tão simples, pois se trata de um vício e que, muitas vezes, também está ligado à fatores psicológicos. Se você é fumante e quer para de fumar, clique aqui e confira dicas do Ministério da Saúde para largar o vício. Fácil não será, mas toda força de vontade será recompensada com uma qualidade de vida maior, mais disposição e a sensação de que você é capaz de enfrentar seus desafios.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.