Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Amamentação: proteção para a vida inteira
03
ago-22

Amamentação: proteção para a vida inteira

A Semana Mundial da Amamentação é realizada para conscientizar a população, em especial as mães, sobre a importância do leite materno para os bebês. Rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, o leite materno tem os nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido até os seis meses de idade.

Além disso, a amamentação gera vínculos mais fortes entre mãe e bebê, proporcionando muitos benefícios para a mãe. Em mais de 120 países, onde a Semana da Amamentação é realizada, ações são promovidas para levar o máximo possível de informações referentes ao tema.

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, que avaliou 14.505 crianças menores de 5 anos, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, mostrou que os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil. Mais da metade das crianças brasileiras continua sendo amamentada no primeiro ano de vida, de acordo com a pesquisa, e mais de 45% das menores de 6 meses recebem leite materno exclusivo.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, conforme o ministério, pois apresenta os nutrientes que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida. A partir dos 6 meses, a orientação é que o bebê continue mamando até os 2 anos ou mais, e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

Doação de leite

Mulheres que queiram doar o leite e ajudar aquelas mães que não podem ou não conseguem amamentar, podem entrar em contato com a Maternidade do HNSC. A doação é importante e ajuda diversos bebês em Pará de Minas e cidades da região. Para a mulher doar, precisa ser saudável, não fumar, beber ou usar medicamentos, não ter contraído hepatite, aids ou sífilis. Todo leite passa por rigorosos exames para evitar contaminação.

Em Minas Gerais há 14 bancos de leite e 30 postos de coleta, sendo um deles o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Para mais informações, as interessadas podem procurar a maternidade, cuja portaria fica na rua Benedito Valadares. Ou ligar para o 3233-5400.

 

Fonte: Agência Senado, Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.