Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Triplica a demanda por oxigênio hospitalar no HNSC
15
abr-21

Triplica a demanda por oxigênio hospitalar no HNSC

 

A demanda crescente por oxigênio líquido medicinal é um dos fatores mais preocupantes do agravamento da pandemia de covid-19 no país. Somente neste mês de março, a procura foi 56% maior em relação à primeira quinzena de dezembro, segundo dados da maior produtora do insumo no país. Os estados que apresentaram maior alta no consumo foram Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Este cenário se repete aqui no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Comparando os números, em 2019 o consumo de oxigênio líquido foi de 6.042 m3; em março de 2020, o consumo passou para 6.990 m3. Já em março deste ano, o consumo triplicou, batendo o número de 20.468 m3.

Os cilindros de oxigênio também tiveram uma alta preocupante no consumo. No ano passado, dezembro foi o mês de maior consumo, 56 ao todo. Em março deste ano este número bateu 82.

Apesar do crescimento da demanda por oxigênio, o diretor técnico da entidade, Cláudio Levi, disse que, até o momento, o HNSC está conseguindo repor seu estoque sem grandes dificuldades. Isso acontece devido à proximidade com Belo Horizonte, onde os tanques são reabastecidos. Sempre que o tanque de oxigênio da Instituição chega à 30% de sua capacidade, a carga é completada sem demora. Mas isso não quer dizer que este cenário de reabastecimento continuará garantido.

Por isso, para reduzir a pressão e o consumo de oxigênio nos hospitais é essencial a ajuda da população para cumprir as medidas restritivas na prevenção da infecção pelo coronavírus.

Como se proteger

As recomendações de proteção à covid-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público, quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
    Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
    Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Utilize máscara em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.
  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.