Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Setembro Amarelo: luta pela vida
01
set-21

Setembro Amarelo: luta pela vida

 

Estamos entrando no mês de setembro, classificado como o mês de luta pela vida, onde celebramos o Setembro Amarelo, campanha voltada para a prevenção e redução dos casos de suicídio no país. A campanha surgiu em 2015 por meio de três importantes entidades brasileiras: Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, a campanha é realizada anualmente em todo o país com ações em ambientes públicos e privados a fim de mobilizar o máximo de pessoas possível sobre a causa.

 

Suicídio no Brasil

Suicídio no Brasil é um assunto sério e que deve ser debatido para que evitar que as estatísticas continuem crescendo e tirando a vida de tantas pessoas. Segundo o site setembroamarelo.com, são registrados no país anualmente cerca de 12 mil suicídios, enquanto que, no mundo, esse índice chega a mais de 1 milhão. Ainda de acordo com os dados, quase 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

Prevenção ao suicídio

A campanha Setembro Amarelo reforçou a discussão sobre o suicídio que, até então, era pouco debatida, seja no ambiente público ou privado. Não existe remédio ou vacina que vá livrar a pessoa de tirar a própria vida, mas há formas de cortar o mau pela raiz.

A medida preventiva mais eficaz é a educação/informação. Identificar as causas e as formas de ajudar um paciente com transtorno mental é fundamental para reduzir os índices nacionais e mundiais. Podemos ficar atentos ao comportamento da outra pessoa, como isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades que gostava, alterações no sono e apetite e descuido com a aparência. Após feito o diagnóstico, saiba como se comunicar com a pessoa. Falar com responsabilidade, da maneira correta, sem julgamentos e alinhada ao que orientam os profissionais de saúde.

 

Recorra a profissionais de saúde: CVV

Se você está sofrendo de algum transtorno mental e já pensou em tirar sua própria vida, procure ajuda profissional. Uma dica é o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio de ligações telefonias, chat e pessoalmente. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.