Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

O que define a obesidade?
02
mar-23

O que define a obesidade?

A obesidade é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo. Embora seja frequentemente associada à falta de exercício físico e a uma dieta rica em calorias, a obesidade é uma condição multifatorial e complexa que é determinada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

A genética desempenha um papel importante na obesidade. Estudos indicam que a obesidade pode ser herdada, com filhos de pais obesos apresentando maior risco de desenvolver a condição. Isso ocorre porque os genes podem influenciar a maneira como o corpo armazena e utiliza a energia, bem como a sensação de saciedade após as refeições.

No entanto, a genética não é o único fator que determina a obesidade. O ambiente também é um fator importante, incluindo fatores como a disponibilidade de alimentos, o acesso a espaços para atividades físicas e o estresse. Além disso, o comportamento individual, como escolhas alimentares e níveis de atividade física, também desempenham um papel significativo na obesidade.

A obesidade em números

A obesidade é um problema de saúde significativo em todo o mundo e pode levar a uma série de complicações médicas, como diabetes, doenças cardíacas, derrame e certos tipos de câncer. Por isso, é importante abordar a obesidade de forma abrangente, levando em consideração os fatores genéticos, ambientais e comportamentais que a influenciam.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos em todo o mundo eram considerados com excesso de peso, sendo mais de 650 milhões deles obesos. Esses números representam uma preocupante tendência de aumento da obesidade em nível global, sendo considerada uma epidemia pela OMS.

No Brasil, a situação não é diferente. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a obesidade afeta cerca de 20% da população adulta brasileira, sendo que mais da metade da população está com excesso de peso. Entre as crianças, a obesidade vem aumentando de forma alarmante, atingindo cerca de 15% dos meninos e 12% das meninas com idade entre 5 e 9 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar de 2019.

Os números da obesidade no Brasil e no mundo indicam a necessidade de ações efetivas para prevenção e tratamento dessa condição. É preciso investir em políticas públicas que promovam a educação alimentar, a prática de atividades físicas e o acesso a tratamentos médicos adequados para combater a obesidade e suas complicações.

Em última análise, a prevenção e tratamento da obesidade devem incluir a promoção de hábitos alimentares saudáveis, a adoção de atividades físicas regulares e a identificação e tratamento de outras condições de saúde subjacentes. Com uma abordagem holística para o gerenciamento da obesidade, é possível reduzir o risco de complicações médicas e melhorar a qualidade de vida.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.