Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dose de reforço da vacina contra a Covid-19 tem novas regras
16
nov-21

Dose de reforço da vacina contra a Covid-19 tem novas regras

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça (16/11) mudanças importantes no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Toda a população adulta que já completou o ciclo vacinal de duas doses será contemplada com uma dose de reforço, antes destinada apenas aos grupos mais vulneráveis, profissionais de saúde e maiores de 60 anos.

A dose de reforço vai ser aplicada nos indivíduos elegíveis, que tomaram qualquer um dos imunizantes disponíveis no país. O intervalo para a aplicação desta dose também foi reduzido de seis para cinco meses.

O reforço tem como benefício aumentar ainda mais a proteção contra o vírus e sua aplicação tem sido defendida por especialistas diante da alta de infecções entre imunizados com as duas doses. Estudos mostram que, a partir do 5º mês, há redução do nível de proteção vacinal, o que coloca em risco, principalmente, grupos mais vulneráveis. O avanço da variante Delta — que é mais transmissível — também coloca em alerta as autoridades.

A partir desta semana, novos lotes dos imunizantes começam a ser distribuídos. Em relação ao calendário, Estados e municípios têm autonomia para a definição. Mas segundo o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, não haverá distinção por faixa etária. O que valerá, agora, é o prazo do intervalo, ou seja, qualquer pessoa que tenha tomado a segunda dose há cinco meses poderá se dirigir a uma sala de imunização.

Reforço da Janssen – Os brasileiros que se vacinaram contra a Covid-19 com a Janssen, até então de dose única, receberão uma segunda aplicação para reforçar a proteção contra a doença dois meses após a primeira dose. A terceira dose de reforço, que passa a ser obrigatória para adultos, só poderá ocorrer para esse grupo cinco meses após esta segunda dose.

Até o momento, 125.512.839 brasileiros, número que representa 58,84% da população, está totalmente imunizada. Somando a primeira, a segunda, a dose única e a dose de reforço são 294.619.069 doses aplicadas desde o começo da vacinação. A dose de reforço foi aplicada em 12.105.402 pessoas (5,67% da população).

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.