Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Centro de Hemodiálise do HNSC comemora o Dia Mundial do Rim
11
mar-22

Centro de Hemodiálise do HNSC comemora o Dia Mundial do Rim

Para marcar as comemorações do Dia Mundial do Rim, celebrado neste ano em 10/03, o Centro de Tratamento Renal, conhecido como Centro de Hemodiálise, do Hospital Nossa Senhora da Conceição promoveu um dia especial e para seus pacientes e a população geral.

O ambiente foi decorado com balões coloridos e cartazes informativos, e ainda houve distribuição de panfletos educativos, com informações importantes sobre a doença renal crônica. Os pacientes receberam atendimento especial, começando pela aferição da pressão arterial, exame de glicemia capilar e cálculo do IMC - Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa.

Cuidado com os rins

O nefrologista Gabriel Bittencourt, cita que os cinco pilares dos rins saudáveis são a boa alimentação, dormir bem, atividade física, redução do nível de estresse e abundância na ingestão de líquido. O médico também acrescenta que tabagismo, alta ingestão de sal e de farináceos e o consumo de doces devem ser evitados.

É importante entender que os rins atuam como uma espécie de filtro em nosso organismo, já que filtram todo nosso sangue, e eliminam – através da urina – todas as substâncias que não são necessárias para o nosso corpo. Além disso, controlam a pressão arterial, e ainda produzem hormônios e vitaminas. Por isso a importância dos cuidados e atenção com este órgão.

Doença Renal Crônica (DRC)

A DCR consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente, e leva à necessidade de um tratamento substitutivo, com a diálise ou transplante renal, para manter a vida do paciente. A DRC pode ter múltiplas causas e fatores de risco.

Existe uma variedade de doenças renais que podem levar a insuficiência renal crônica. Via de regra, o processo é lento e progressivo, sem que a pessoa se dê conta que está perdendo vagarosamente a função renal. Quando os sintomas aparecem, a doença renal crônica já está em seu estágio mais avançado.

O enfermeiro Coordenador do Centro de Hemodiálise, Ivan Faria, explica como a prevenção é importante. “Nosso evento busca educar. O nosso objetivo é preencher essa lacuna do conhecimento das pessoas sobre a falta de informação sobre a doença renal. No Brasil, temos mais de 140 mil pessoas fazendo tratamento de diálise e a estimativa mundial é que em 2040 a doença renal seja a quinta maior causa de mortes no mundo. Então é uma grande preocupação”.

Leia também: “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal

Centro de Hemodiálise

O Centro de Hemodiálise de Pará de Minas atende atualmente 86 pacientes, através de suas 15 máquinas. Ele funciona das 5h da manhã às 20h30, exceto aos domingos, que é o dia reservado para maior desinfecção da Central de Água e da clínica em si.

Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal

A campanha global de 2022, que marca o Dia Mundial do Rim, apresenta o tema “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), entidade que promove a campanha no país, uma em cada 10 pessoas em todo mundo possuem alguma doença renal, que se não diagnosticada e tratada de forma correta pode ser mortal.

Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos. O agravante é que, em geral, a doença renal crônica (DRC) não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.