Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal
10
mar-22

Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal

A campanha global que marca o Dia Mundial do Rim, comemorado hoje, apresenta o tema “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), entidade que promove a campanha no país, uma em cada 10 pessoas em todo mundo possuem alguma doença renal, que se não diagnosticada e tratada de forma correta pode ser mortal.

Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos. O agravante é que, em geral, a doença renal crônica (DRC) não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).

Doença renal crônica (DRC)

A DRC é a determinação para alterações que afetam a função dos rins, podendo ter múltiplas causas e fatores de risco. O indivíduo que possui a DRC perde de maneira definitiva a função renal. Existe uma variedade de doenças renais que podem levar a insuficiência renal crônica. Via de regra, o processo é lento e progressivo, sem que a pessoa se dê conta que está perdendo vagarosamente a função renal. Quando os sintomas aparecem, a doença renal crônica já está em seu estágio mais avançado.

A DRC é classificada em 5 estágios, iniciando com a baixa função renal (estágio 1) à insuficiência crônica (quinto e último estágio). A lesão permanente leva à necessidade de um tratamento substitutivo, com a diálise ou transplante renal, para manter a vida do paciente.

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de pacientes com doença renal crônica avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Sintomas

Grande parte da doença renal crônica é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas que indiquem a alteração na função renal. Na maioria dos casos, os sinais aparecem no estágio mais avançado da doença.

Entre os principais sintomas estão a:

  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Inchaço;
  • Dificuldade em controlar a pressão arterial;
  • Falta de apetite;
  • Mudanças na urina;
  • Vômitos e náuseas.

Dia Mundial do Rim

A data foi idealizada pela International Society of Nephrology (ISN), e é comemorada anualmente na segunda quinta-feira do mês de março – dia 10, em 2022. Os principais objetivos do evento são aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fontes: Sociedade Brasileira de Nefrologia, Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.