Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saiba como manter a hidratação em dias quentes
20
set-23

Saiba como manter a hidratação em dias quentes

Os mineiros terão que redobrar os cuidados com a saúde para enfrentar uma semana que se anuncia como um recorde de calor. Alertas da Defesa Civil municipal e estadual, junto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que os termômetros podem atingir temperaturas até 5ºC acima da média, alcançando até 40-45ºC em algumas cidades do Estado. Além do intenso calor, a umidade relativa do ar também será preocupante, com índices abaixo de 30%, o que acentuará a sensação de aridez.

As altas temperaturas nos levam a pensar na importância de se manter bem hidratado e tomar medidas para evitar riscos à saúde. As ondas de calor, caracterizadas por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, podem representar sérios perigos para a saúde, incluindo a desidratação, insolação e outros problemas relacionados ao calor. Portanto, é fundamental que todos estejam cientes de como cuidar de si mesmos e de seus entes queridos durante esses períodos.

Mantenha-se hidratado

Manter a hidratação adequada em dias quentes é essencial para o bem-estar e a saúde. Aqui estão cinco dicas simples para garantir que você esteja bem hidratado durante os dias quentes:

  1. Beba água regularmente: A ingestão regular de água é fundamental para evitar a desidratação. Estabeleça um horário para beber água ao longo do dia, mesmo se você não estiver com sede. Leve uma garrafa de água com você para facilitar o acesso.
  2. Consuma alimentos ricos em água: Frutas e vegetais, como melancia, melão, pepino e alface, são ricos em água e podem ajudar a manter sua hidratação. Inclua esses alimentos em suas refeições diárias.
  3. Evite bebidas desidratantes: Evite bebidas com cafeína, álcool e excesso de açúcar, pois elas podem contribuir para a desidratação. Opte por água, água de coco natural ou chás sem cafeína.
  4. Use protetor solar: A exposição excessiva ao sol pode aumentar a perda de líquidos através da transpiração. Use protetor solar para proteger sua pele e minimize o risco de superaquecimento.
  5. Monitore os sinais de desidratação: Esteja atento a sintomas como sede intensa, boca seca, urina escura e concentrada, tontura, fadiga e confusão. Se você notar esses sinais, reaja imediatamente bebendo água e procurando um local mais fresco.

Lembre-se de que a hidratação é fundamental não apenas para se sentir bem, mas também para manter o funcionamento adequado do corpo. Nos dias quentes, aumente sua atenção à ingestão de líquidos e siga essas dicas para garantir que você esteja bem hidratado e pronto para aproveitar o clima quente com segurança.

Cuidados para enfrentar onda de calor

Além destes cuidados, algumas medidas podem auxiliar a passar mais confortavelmente pelas altas temperaturas, como:

  1. Usar roupas leves: Opte por roupas leves, de cores claras e tecidos respiráveis, que ajudam a manter o corpo mais fresco.
  2. Evitar atividades ao ar livre: Durante as horas mais quentes do dia, evite exercícios físicos intensos e exposição ao sol. Se precisar sair, faça-o nas horas mais frescas da manhã ou da noite.
  3. Mantenha os ambientes bem ventilados: Deixe janelas e portas abertas para criar correntes de ar dentro de casa.
  4. Monitore os sinais de superaquecimento: Esteja atento a sintomas como tontura, fraqueza, náusea, pulso acelerado e pele quente e seca. Caso os sinta, procure ajuda médica imediatamente.
  5. Proteja grupos vulneráveis: Crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes são mais suscetíveis ao calor excessivo. Certifique-se de que eles também estejam bem hidratados e protegidos do calor.

A prevenção é a chave para enfrentar uma onda de calor com segurança. Portanto, esteja preparado e siga essas dicas para garantir que você e sua família mantenham a hidratação e a saúde durante estes dias quentes.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.