Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Conheça mais sobre o SUS
19
set-23

Conheça mais sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS, é uma das conquistas mais significativas da saúde pública no Brasil. Desde sua criação, em 1988, o SUS tem desempenhado um papel fundamental na promoção do acesso à saúde para todos os brasileiros.

Ele tem como princípio fundamental o acesso universal, integral e gratuito à saúde, garantindo atendimento desde a prevenção até tratamentos de alta complexidade. O SUS é financiado com recursos do governo federal, estadual e municipal, e seu objetivo principal é proporcionar saúde de qualidade para todos os brasileiros, independentemente de sua classe social ou renda. Em 19 de setembro, foi regulamentada a Lei 8.080/90, que regulamenta e consolida o direito universal à saúde gratuita em todo o país.

O SUS

Você sabia que também utiliza o SUS quando:

- Compra um remédio na farmácia?

Regras de vendas de medicamentos genéricos ou de campanhas de vacinação são regulamentadas pelo SUS;

- Toma uma vacina na UBS?

As vacinas gratuitas são disponibilizadas através do Programa Nacional de Imunização e campanhas anuais de imunização, como gripe e sarampo, fazem parte da Vigilância Epidemiológica. Essa é a parte do SUS que identifica e controla as epidemias de doenças no país;

- Bebe água?

É o SUS que faz o controle de qualidade da água potável que chega em nossas casas;

- Vai a um restaurante?

A Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão vinculado que fiscaliza alimentos em supermercados, lanchonetes e restaurantes.

Números e dados relevantes

  1. Cobertura Universal: O SUS cobre cerca de 75% da população brasileira, tornando-se um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo.
  2. Atendimentos Diários: O SUS realiza mais de 150 milhões de consultas médicas por ano, abrangendo desde consultas básicas até cirurgias complexas.
  3. Programas de Prevenção: O sistema é responsável por programas bem-sucedidos de prevenção, como o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que tem contribuído significativamente para a erradicação de doenças.
  4. Medicamentos Gratuitos: O SUS fornece uma ampla gama de medicamentos gratuitos para tratamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
  5. Atendimento de Emergência: Os serviços de emergência do SUS atendem a milhões de pessoas todos os anos, salvando vidas em situações críticas.

Esses são apenas alguns exemplos. Embora o SUS seja um grande avanço na saúde pública brasileira, enfrenta desafios significativos, como a falta de financiamento adequado e a necessidade de melhorias na infraestrutura. No entanto, o sistema tem passado por transformações e melhorias ao longo dos anos, visando aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que busca promover a saúde e o bem-estar de toda a população, garantindo que ninguém seja deixado para trás.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.