Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Quer parar de fumar? Veja algumas dicas
16
nov-23

Quer parar de fumar? Veja algumas dicas

O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de morte em todo o mundo, mas abandonar o hábito pode ser um desafio complexo. Fumar contribui significativamente para uma série de doenças graves, como câncer, doenças cardíacas e problemas respiratórios. No entanto, para cada pessoa que deseja parar de fumar, há uma oportunidade única de transformação e renovação da saúde.

Parar de fumar demanda tempo e determinação. Além disso, não existe regra ou fórmula certa, pois cada pessoa vai responder melhor a um conjunto de estratégias. Reunimos algumas dicas e atitudes importantes para auxiliar neste processo:

  1. Estabeleça uma data de parada: antes de iniciar sua jornada para deixar de fumar, escolha uma data significativa para marcar o início dessa nova fase. Isso não apenas cria um compromisso tangível, mas também permite que você mentalize e prepare-se para a mudança.
  2. Busque apoio social: compartilhe sua decisão com amigos, familiares e colegas, buscando um sistema de apoio sólido. Envolva pessoas próximas no seu processo de parar de fumar, pois o suporte emocional pode fazer toda a diferença, especialmente nos momentos desafiadores.
  3. Substitua o hábito: identifique as situações em que costuma fumar e substitua esse hábito por atividades alternativas. Mastigar gomas sem nicotina, chupar balas ou praticar exercícios físicos são formas eficazes de lidar com os momentos em que a vontade de fumar é mais intensa.
  4. Mantenha-se ocupado: isso é fundamental durante os primeiros dias sem cigarro. Envolva-se em atividades que estimulem sua mente e corpo, minimizando assim o tempo disponível para pensar em fumar. Isso pode incluir hobbies, leitura, exercícios ou mesmo a realização de tarefas pendentes.
  5. Evite gatilhos: identifique e evite situações que normalmente desencadeiam o desejo de fumar. Isso pode incluir evitar locais frequentados por fumantes, limitar o consumo de álcool nas primeiras semanas e encontrar maneiras de lidar com o estresse sem recorrer ao cigarro.
  6. Utilize terapias de substituição de nicotina: considere o uso de terapias como adesivos, gomas ou pastilhas de nicotina, que podem ajudar a aliviar os sintomas de abstinência. Consulte um profissional de saúde para determinar a melhor abordagem para o seu caso específico.
  7. Celebre as conquistas: reconheça e celebre cada marco alcançado no seu processo de parar de fumar. Seja uma semana sem cigarro, um mês ou um ano, comemorar esses sucessos ajuda a reforçar sua determinação e a manter o foco nos benefícios conquistados para a sua saúde.

Cuidado com as armadilhas

  • Nos momentos de stress: Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.
  • Sentindo vontade de fumar: A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado – converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.
  • Exercícios de relaxamento: São um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Saúde MG, Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.