Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novembro Azul: mitos sobre o câncer de próstata
22
nov-23

Novembro Azul: mitos sobre o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul tem o intuito de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para evitar que os números continuem crescendo e vitimando milhares de homens no país. Quanto mais cedo for detectado, melhores resultados no tratamento.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Mitos sobre o câncer de próstata

Existem alguns mitos comuns associados ao câncer de próstata. Aqui estão alguns mais comuns:

  • Apenas homens mais velhos desenvolvem câncer de próstata

Mito: Embora seja verdade que o risco de câncer de próstata aumenta com a idade, não é exclusivo de homens mais velhos. Homens mais jovens também podem desenvolver câncer de próstata, embora seja menos comum em faixas etárias mais baixas. Histórico familiar com parentes que desenvolveram o tumor antes dos 60 anos, sobrepeso e obesidade são fatores de risco, assim como consumo de álcool e tabagismo. Fumantes inveterados, por exemplo, podem ter risco dobrado de desenvolver a doença, além de estarem mais propensos a morrer devido ao câncer.

  • O câncer de próstata sempre causa sintomas perceptíveis

Mito: Nos estágios iniciais, o câncer de próstata muitas vezes não causa sintomas visíveis. À medida que a doença progride, podem ocorrer sintomas como dificuldade em urinar, aumento da frequência urinária, sangue na urina ou sêmen e desconforto na região pélvica. No entanto, esses sintomas podem ser causados por outras condições, e é possível que o câncer de próstata não cause sintomas até atingir estágios mais avançados.

  • O aumento da próstata é sempre sinal de câncer

Mito: Nem sempre. Com a idade, a próstata, que é mais ou menos do tamanho de uma ameixa, geralmente fica maior, o que nem sempre indica a presença de um tumor maligno. Nesses casos, o diagnóstico é de hiperplasia prostática, condição benigna que ocorre naturalmente com a idade e que afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos.

  • O exame de PSA não é necessário

Mito: Esse exame mede a quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês). Níveis altos dessa proteína podem indicar não só câncer, mas também doenças benignas da próstata. Ao lado do toque retal, em que o médico avalia clinicamente tamanho, formato e textura da glândula, e da biópsia, que é indicada quando há suspeita de tumor, a dosagem de PSA é importante para detectar a neoplasia maligna da próstata.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.