Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Você já ouviu falar sobre Fibrose Cística?
07
set-22

Você já ouviu falar sobre Fibrose Cística?

Também chamada de Mucoviscidose, a Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. A enfermidade é provocada por um gene defeituoso que produz uma proteína que faz com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual.

Essa produção ocasiona no acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino. O corpo precisa dessas enzimas para digerir e aproveitar os nutrientes dos alimentos, essencial para o desenvolvimento e saúde do ser humano. Pessoas com fibrose cística frequentemente precisam repor essas enzimas através de medicamentos tomados junto às refeições, como forma de auxílio na digestão e nutrição apropriadas.

Sintomas

Entre os sintomas da Fibrose Cística estão tosse persistente com catarro, infecções pulmonares, falta de fôlego e dificuldade no movimento intestinal. A melhor maneira de combater a doença é o diagnóstico precoce, para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar quadros graves.

Sintomas mais comuns:

– Pele/suor de sabor muito salgado;

– Tosse persistente, muitas vezes com catarro;

– Infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;

– Chiados no peito ou falta de fôlego;

– Baixo crescimento ou pouco ganho de peso, apesar de bom apetite;

– Diarreia;

– Surgimento de pólipos nasais;

– Baquetamento digital (alongamento e arredondamento na ponta dos dedos).

Diagnóstico

A Fibrose Cística pode ser identificada no Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos ou do Teste do Suor.

Tratamento

Todo o tratamento deverá ter acompanhamento médico e especializado e varia de acordo com a gravidade da doença e com a forma como ela se manifesta. Porém, a maioria dos tratamentos é projetada para tratar problemas digestivos e para limpeza dos pulmões. É composto por:

– Ingestão de enzimas digestivas para a alimentação;

– Suporte nutricional;

– Medicamentos broncodilatadores, antibióticos, anti-inflamatórios;

– Fisioterapia respiratória;

– Atividade física;

– Acompanhamento multidisciplinar frequente.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.