Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

O que é sarampo?
20
mar-23

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode afetar pessoas de todas as idades. É causada pelo vírus do sarampo, que se espalha pelo ar através da tosse e do espirro de pessoas infectadas.

Sintomas

Os sintomas iniciais do sarampo incluem febre alta (acima de 38,5º), acompanhada de coriza, tosse e/ou olhos lacrimejantes. Em torno de 3 a 5 dias é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. Outros sintomas podem incluir mal-estar, dores musculares e perda de apetite.

Transmissão

A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo

Formas de prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenir o sarampo é através da vacinação. A vacina contra o sarampo é segura e altamente eficaz, e é geralmente administrada como parte do esquema básico de imunização para crianças. Os tipos de vacinas são:

  • Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  • Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Não há um tratamento específico para o sarampo, mas é importante garantir que a pessoa infectada receba bastante líquido, repouso adequado e medicamentos para ajudar a reduzir a febre e os sintomas. Caso haja complicações, como pneumonia ou infecções de ouvido, pode ser necessário tratamento adicional.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.