Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Mesmo com início da vacinação, cuidados contra covid-19 devem ser mantidos
17
fev-21

Mesmo com início da vacinação, cuidados contra covid-19 devem ser mantidos

 

Há um mês teve início a vacinação no Brasil contra a covid-19. Cerca de seis milhões de doses foram distribuídas para os estados e Distrito Federal. Como é uma vacina de dose dupla, cerca de três milhões de pessoas poderão ser vacinadas na primeira leva, número ainda muito baixo para o país, que tem mais de 200 milhões de habitantes.

Nesta segunda-feira (15), o país superou a marca dos 5,2 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 5.285.981 brasileiros já receberam pelo menos a primeira dose. Com a vacinação, muitas pessoas podem pensar que os cuidados de prevenção, como distanciamento, higienização das mãos e superfícies e o uso da máscara, podem ser deixados de lado. Mas é justamente o contrário!

A vacina protege apenas contra a doença, mas não necessariamente do vírus, já que mesmo vacinado a pessoa pode transmitir o vírus para quem ainda não está imune. Só poderemos ter uma proteção coletiva contra o coronavírus, a chamada imunização de rebanho, quando cerca de 160 milhões de brasileiros forem vacinados, número que corresponde entre 70% a 80% da população. Até que isso aconteça, você já sabe:

  • Use a máscara corretamente: ela deve estar bem ajustada ao rosto e cobrindo a boca e nariz.
  • Lave as mãos e utilize álcool gel
  • Mantenha o distanciamento social
  • Evite aglomerações

 

DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES

Como o vírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão contaminadas; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria dos infectados apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Quais os sintomas mais comuns?

  • Tosse seca
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato e paladar
  • Cansaço
  • Dificuldade na fala
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia

Sintomas graves:

  • Dificuldade de respirar ou falta de ar
  • Dor ou pressão no peito
  • Perda de fala ou movimento

Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus, podendo levar até 14 dias. Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.

 

Orientações para isolamento

  1. Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos;
  2. Procure imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde. 
  3. Utilize máscara o tempo todo.
  4. Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
  5. Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
  6. Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – para desinfecção do ambiente.
  7. Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
  8. É importante manter uma lixeira ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Quando o recipiente estiver cheio, a pessoa deve fechar a sacola e só depois despejar em lixeiras comuns.
  9. Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%.

Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo também as seguintes recomendações:

  1. Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores.
  2. Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
  3. Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.

 

Informações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.