HNSC implanta novo sistema de triagem de pacientes. Novidade vai agilizar o atendimento
07
jul-20

HNSC implanta novo sistema de triagem de pacientes. Novidade vai agilizar o atendimento

 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição implantou um novo sistema de triagem de pacientes no Pronto Socorro – Sistema de Gestão Hospitalar, da empresa SPDATA. Agora, o sistema é todo informatizado, integrando a equipe de enfermagem, médico e farmácia, o que possibilita uma assistência mais ágil e eficaz.

A novidade já está em funcionamento e já é possível perceber melhorias na dinâmica de atendimento, tanto por parte do paciente quanto por parte da equipe de assistência. A partir do momento em que o paciente faz a sua ficha na recepção todas as informações são inscritas no sistema e podem ser acessadas pela equipe de classificação de risco e o médico, que irão fazer o atendimento conforme a cor de risco apresentada no sistema.

O software é um dos mais tecnológicos do mercado e só tem a somar com a prestação do serviço no HNSC. “O atendimento agora é em forma ágil. Desde a ficha do paciente automaticamente já vai para o computador da triagem, da triagem já manda direto para o computador do médico, economizando, assim, em folhas, ficando tudo informatizado. Uma segurança maior tanto para o nosso hospital quanto para o paciente.”, informou Daiane Araújo Nascimento, enfermeira do HNSC.

 

Ganhos tecnológicos

A implantação do Sistema de Gestão Hospitalar foi acompanhada pela equipe de TI do Hospital Nossa Senhora da Conceição junto aos profissionais da SPDATA. Moisés Lima, supervisor de Informática do HNSC, garante que os ganhos tecnológicos serão expressivos. “Facilitou bastante porque nós temos agora um tempo bem menor. A partir do momento que fez a ficha do paciente todas as informações estão no sistema. Não tem aquele retrabalho de recadastrar e ai digitar alguma informação errada. Não existe isso mais.”, garantiu Moisés Lima.

 

Equipe do HNSC foi capacitada

Para implantar o novo sistema de triagem, o HNSC teve o cuidado de capacitar os profissionais de assistência. As equipes dos três turnos foram treinadas para a melhor funcionalidade do software. “A equipe da empresa desenvolvedora do sistema veio até o hospital, veio uma enfermeira especializada na área de tecnologia e também um consultor técnico em informática. Houve um levantamento de quais os formulários nós precisávamos e isso foi validado com a equipe, tanto com os médicos quanto os enfermeiros. E a partir daí nós conversamos com os médicos, treinamos os médicos, fizemos juntos, acompanhamos esse treinamento na parte da manhã, tarde e à noite. Foi feito o mesmo com a equipe de enfermagem, tanto os técnicos quanto os enfermeiros, bem como o pessoal da farmácia, visto que hoje, quando médico pede uma medicação esse documento cai na tela do computador da farmácia. Os profissionais da farmácia vão consolidar o documento e dispensar esses medicamentos na conta do paciente.”, informou o supervisor de Informática do HNSC.

Daiane Araújo, enfermeira do HNSC

Moisés Lima, supervisor de Informática do HNSC

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