Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dicas para combater o estresse
23
set-21

Dicas para combater o estresse

 

Cobrança no trabalho, matéria difícil e pouco tempo para estudar, contas para pagar, problemas pessoais, falta de dinheiro e nenhuma solução a curto prazo. Essas situações são corriqueiras em nosso cotidiano e provocam, na maioria das pessoas, bastante estresse, refletindo na saúde física e mental.

Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Ele pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida ou à exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia.

No meio da rotina corrida do dia a dia pode parecer impossível conseguir combater o estresse, mas a boa notícia é que há meios para ficar menos estressado e colocar a cabeça no lugar.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição listou algumas dicas valiosas que podem te ajudar a evitar essa tensão e ter uma vida melhor.

 

Identifique a causa do estresse

Um importante passo é saber o que provoca o estresse. A partir do momento em que você identificar a causa, terá condições de minimizá-la o máximo possível.

 

Alimente-se bem

Comer é bom, mas comer certo é melhor ainda. Invista em alimentos que promovem o bem estar físico, como banana, nozes e amendoim. Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão e sementes de chia, também são ótimas opções, pois melhoram o funcionamento do sistema nervoso, reduzindo o estresse e o esgotamento sanitário.

 

Pratique exercícios físicos

Ao longo do seu dia, destine pelo menos 30 minutos para fazer algum tipo de exercício físico. Além da saúde do corpo, a prática traz benefícios para as emoções, como um tempo para pensar nos problemas e encontrar estratégias de como resolvê-los e redução da quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse.

 

Descanse

Nada melhor que uma boa noite de sono, não é verdade?! Dormir bem é uma dica importante para ajudar a desestressar. Aproveite o final de semana para conseguir relaxar, de preferência num ambiente tranquilo, de pouco barulho, que saia da rotina agitada de um centro urbano.

 

Procure ajuda de um especialista

Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional. As técnicas de relaxamento podem ajudar a acalmar e encontrar novamente o equilíbrio emocional. Recorra a um psicólogo ou psicoterapeuta quando achar que não consegue vencer seus problemas emocionais sozinho.

Este profissional poderá indicar algumas estratégias para se acalmar e irá promover o autoconhecimento, que é de grande ajuda para conseguir determinar o a pessoa realmente deseja. Assim ela poderá encontrar o caminho para solucionar os problemas.

 

Administre melhor o tempo

Às vezes 24 horas parecem pouco tempo para um dia. Mas na verdade é tempo demais, é só saber administrar suas horas que você irá perceber o quanto o dia é longo e lhe permite fazer várias atividades.

Uma boa dica de gerir o tempo é definindo tarefas, objetivos e prioridades. Se a pessoa adotar estas estratégias poderá sentir diferença, alcançando melhora dos sintomas de estresse e ansiedade como dor de cabeça frequente, cansaço e desânimo, em cerca de 10 dias.

E não se esqueça de colocar dentro das suas tarefas horas de lazer, que ajudam a aliviar a tensão e se concentrar em coisas boas da vida.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.