Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Coronavírus mais perto de Pará de Minas: prevenção é necessária
03
mar-20

Coronavírus mais perto de Pará de Minas: prevenção é necessária

 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição está mobilizado na adoção de medidas preventivas em relação ao novo coronavírus, doença que já matou milhares de pessoas no mundo e chegou ao Brasil recentemente.

Esse novo vírus, que recebeu o nome de COVID-19, é uma mutação que não atingia humanos. No entanto, nos últimos meses, passou de animais para pessoas provavelmente em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.

A doença causa sintomas respiratórios, como febre, tosse, falta de ar. Pode causar sintomas leves, como um resfriado comum até quadros mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória aguda.

Este vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca).

Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, durante o cuidado com o paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família. Em relação às crianças, há poucos casos de infecção pelo novo vírus.

O diagnóstico é feito através de exame específico, colhendo secreção do nariz e da boca do paciente, pode identificar o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Atualmente, não há medicamentos eficazes para tratar o novo coronavírus. Recomenda-se ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Casos mais graves precisam ser internados para receber soro e oxigênio. Pode ser necessária internação em UTI.

Há estudos clínicos em andamento para avaliar a segurança e eficácia de medicamentos e anticorpos monoclonais já utilizados para tratamentos de outras infecções e que mostraram atividade em laboratório contra os coronavírus, entretanto ainda não há resultados que demonstrem sua aplicabilidade na atual epidemia.

 

COMO REDUZIR O RISCO DE INFECÇÃO

- Evite contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas

- Lave sempre as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar

- Use lenço descartável para higiene nasal

- Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir

- Evite tocar nas mucosas dos olhos

- Higienize as mãos após tossir ou espirrar

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

- Mantenha os ambientes bem ventilados

- Evite contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.