Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como cuidar da saúde mental para garantir uma gravidez mais tranquila?
23
ago-22

Como cuidar da saúde mental para garantir uma gravidez mais tranquila?

Voltar ao ritmo de vida de antes da pandemia tem exigido de todos uma adaptação para contornar os impactos nas relações sociais, na convivência familiar e consequentemente na saúde mental das pessoas. Este último tópico requer uma atenção especial de um público específico: as gestantes. Essa fase na vida da mulher é marcada por diversas mudanças, sejam elas biológicas, psicológicas e/ou sociais.

É normal que a preocupação com o novo nos assuste e, no caso de gestantes, o sentimento de medo é ainda mais intenso. É importante lembrar que não somente a gestante deve se adaptar ao novo cenário, mas seu companheiro precisa acompanhá-la nesta nova fase.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 20% das gestantes em todo o mundo sofrem com transtornos mentais após o nascimento do bebê. Isso pode dificultar o vínculo entre a mãe e a criança, prejudicando a amamentação e até mesmo os cuidados com o recém-nascido. Além disso, a depressão pós-parto pode interferir de maneira negativa no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança, gerando sequelas na infância e adolescência.

Como as gestantes podem cuidar da saúde mental

Para cuidar da saúde mental durante a gestação, algumas dicas importantes são:

  • Praticar atividade física (de acordo com as orientações médicas);
  • Se informar sobre maternidade em blogs, livros e grupos nas redes sociais;
  • Conversar com outras mães sobre as suas experiências;
  • Debater com o parceiro sobre a dinâmica da casa após a chegada do bebê;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Converse a respeito de suas preocupações e medos;
  • Buscar relaxar com meditação, leitura, hobbies, viagens, encontros com amigos e basicamente tudo o que costumava fazer antes da gravidez;
  • Evite o isolamento; e o mais importante
  • Dedique tempo a você;

Busque acompanhamento profissional

Se sentir acolhida pelo seu núcleo familiar pode ajudar a vivenciar este momento de um jeito mais tranquilo, diminuindo suas preocupações e podendo, assim, compartilhar seus sentimentos com pessoas próximas.

Mas mesmo com o apoio da família e amigos, não deixe de recorrer aos profissionais da saúde. Conversar com um médico irá ajudar a tirar dúvidas em relação a gestação e saúde mental. Além disso, é importante, também, ressaltar o trabalho de psicólogos, que ajudam a enfrentar este momento turbulento.

Atualmente, muitos psicólogos aderiram aos atendimentos online e, se sentir a necessidade de ter um acompanhamento psicológico, procure um profissional.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.