Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Ação do Centro de Hemodiálise do HNSC homenageia pacientes
25
mar-21

Ação do Centro de Hemodiálise do HNSC homenageia pacientes

 

Dia 11 de março foi comemorado o Dia Mundial do Rim. Para que a data não passasse em branco, o Centro de Tratamento Renal (CTR) de Pará de Minas, mais conhecido como Centro de Hemodiálise, do Hospital Nossa Senhora da Conceição promoveu um evento interno na última segunda (22) alusivo ao Dia Mundial do Rim.

Na programação houve sorteios de camisas e máscaras, salada de frutas para todos e descontração com momentos musicais, tendo ao violão Ivanildes Reis, que é Técnica de Enfermagem. A sala foi decorada com balões e mensagens positivas, incentivando os pacientes a levarem o tratamento à sério para terem uma vida normal e com saúde.

Arsênio Faria faz o tratamento de hemodiálise no CTR há 18 meses e conta que trocou de emprego, mas que sua vida segue normalmente desde que recebeu a notícia da doença. “Dentro de casa faço de tudo, trabalho normal. É um tratamento ótimo pra gente, e tem que vir fazer, e a família fica muito mais tranquila. Precisa ter disciplina e aceitar, se não, a vida não vai seguir do jeito que a gente quer”.

Donizete Santos já é paciente do CTR há 16 anos. Ele é trabalhador autônomo, leva uma vida normal, e não abandona a disciplina nem os cuidados. “Cuidar da alimentação, fazer caminhada ou uma atividade nos dias que não tiverem sessões, e tenta levar uma vida normal. O segredo da diálise é não faltar, em 16 anos eu nunca faltei. O importante é viver bem. O cansaço da diálise precisa ser respeitado, descansa umas duas, três horas e depois já volta à ativa”, diz.

Doença crônica renal

Doença crônica renal é toda lesão que afeta os rins e persiste por três meses ou mais. Seu estágio final é mais conhecido como “insuficiência renal crônica”. Nesse ponto, para manutenção da vida, é preciso fazer diálise ou transplante renal. É uma doença geralmente silenciosa, que não dá muitos sinais ou sintomas em sua fase inicial.

O nefrologista Roberto Kenedy, coordenador do CTR, explica que maus hábitos podem levar à falência dos rins. “O rim sofre com muitas situações que não estão nele, mas estão no organismo. Então é importante fazer revisões constantes e ter bons hábitos de saúde, isso vai ajudar a preservar o rim. Uma vez tendo o problema renal, você pode e deve viver bem, o tratamento é para isso. Mas claro que o ideal é procurar evitar.”

No Brasil, doenças como diabetes e hipertensão arterial (ou pressão alta) são as causas mais comuns de doença renal crônica e exigem cuidados ainda maiores para que não levem a quadros de saúde piores. “Cerca de 25% a 30% dos pacientes que entram em diálise é por causa do diabetes. Então é preciso um bom controle da saúde, prevenção e, quando já existe uma doença crônica, atenção. Não haver o desleixo ou desprezo ao tratamento”, explica o médico.

Kenedy frisa que não adianta apenas tomar medicamentos, é preciso trabalhar na mente as restrições e mudanças de hábitos necessárias para enfrentar a doença, e a importância de aplica-las no dia a dia. “Seguindo as orientações a chance de se viver bem é muito maior, e este é o objetivo. Não é simplesmente a pessoa sobreviver, é viver da melhor forma possível”, finaliza.

CTR – São 14 máquinas em atividade diária para atender os 103 pacientes. Todos eles são submetidos a três sessões semanais, cada uma com 4 horas de duração. A maior parte tem mais de 40 anos de idade, mas a frequência de idosos vêm aumentando. Duas doenças são consideradas as maiores responsáveis pelo encaminhando dos pacientes às sessões de diálise: diabetes e a hipertensão arterial descontrolada.

Das 103 pessoas atendidas pelo CTR, 71 são de Pará de Minas; as demais são de Igaratinga, Onça de Pitangui, Florestal, Pitangui, Pequi, Nova Serrana, Conceição do Pará e São José da Varginha.

 

Leia também: “Vivendo bem com a doença renal” é o tema do Dia Mundial do Rim”

 

Dia Mundial do Rim – A data foi idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia e é celebrada desde 2006. Este ano a data tem como tema a campanha “Vivendo bem com a doença renal”. O objetivo é de conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana.

 

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.