Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

40 mil pessoas devem ser vacinadas contra o sarampo em Pará de Minas. Vacinação foi prorrogada até 31 de agosto
21
jul-20

40 mil pessoas devem ser vacinadas contra o sarampo em Pará de Minas. Vacinação foi prorrogada até 31 de agosto

 

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo de vacinação contra o sarampo para até 31 de agosto. O objetivo é reforçar a imunização do público-alvo, composto por brasileiros de 20 a 49 anos de idade, e interromper o surto da doença no país.

Até o momento, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 3,7 milhões de pessoas do grupo prioritário foram vacinadas. Contudo, um quantitativo muito baixo se considerarmos que, no total, o Brasil tem mais de 90 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Em Pará de Minas, conforme o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, 40 mil pessoas devem ser vacinadas. Todas as unidades de saúde do município contém estoque das doses da vacina, por isso, se você tem entre 20 e 49 anos, procure a UBS mais próxima de sua casa para se imunizar.

 

Sarampo é coisa séria e pode levar ao óbito

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Entre os sintomas do sarampo estão: febre, tosse, coriza, perda do apetite, manchas brancas na parte interna das bochechas, pneumonia e, o mais comum, manchas avermelhadas na pele. Em casos mais graves, o sarampo pode deixar sequelas, como surdez e cegueira ou mesmo levar o paciente à óbito.

 

Boletim Epidemiológico do Sarampo no Brasil

Segundo os dados do Ministério da Saúde, compilados até 27 de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados, entre eles: Pará (3.237 casos – 57,4%); Rio de Janeiro (1.192 casos – 21,1%); São Paulo (688 casos – 12,2%); Paraná (248 casos – 4,4%); e Santa Catarina (111 casos – 2%).

O Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus. Até o momento, cinco pessoas morreram no país em função da doença, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo.

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.