Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Ser um doador de sangue do HNSC agora está mais fácil
26
out-20

Ser um doador de sangue do HNSC agora está mais fácil

 

Ficou ainda mais fácil se tornar um doador de sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição. O site do HNSC conta agora com o formulário “Seja um Doador de Sangue”, que aparece em todas as páginas de navegação, tanto na versão desktop (computador de mesa), quanto no celular. No computador de mesa, ele aparece ao final de cada página, do lado direito. Já no celular, o formulário fica localizado ao final da tela.

Os interessados em doar sangue devem preencher o formulário com nome, telefone e município. Em seguida, o Banco de Sangue do HNSC entrará em contato para tirar todas as dúvidas, informar sobre as restrições e agendar a doação.

Seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas!

 

Quem pode doar

A doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador e de quem receberá a doação. Fique atento às regras básicas:

Alimentação: o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas;

Documentos: é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura. Podem ser apresentados documentos digitais, desde que tenham assinatura para conferência;

Estado geral: O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Idade: Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

Peso: mínimo de 50 kg. O peso será verificado no momento da doação e será descontado 1 kg referente ao peso da roupa.

Alguns impedimentos temporários são: febre e/ou resfriado; gravidez; tatuagem, maquiagem definitiva e micro pigmentação de sobrancelha; cirurgias e procedimentos médicos, incluindo estéticos, dentre outros. Demais restrições podem ser consultadas neste link.

Todas as dúvidas sobre doação e agendamento também podem ser respondidas pelo telefone (37) 3233-5461 ou pelas redes sociais do HNSC (@hnscpm) e do Banco de Sangue (@bancodesanguehnsc).

 

O Banco de Sangue do HNSC

A Agência Transfusional, popularmente conhecida como Banco de Sangue, é um dos setores mais antigos do Hospital Nossa Senhora da Conceição e essencial para o bom funcionamento das unidades de atendimentos de urgência e emergência e da maternidade. O setor é responsável pela captação de doadores, estoque e distribuição dos hemocomponentes do sangue.

O Banco de Sangue do HNSC é ligado ao Hemocentro de Divinópolis, onde são realizadas as captações. A Agência disponibiliza transporte e lanche para os potenciais doadores que vão ao município. O sangue captado não é imediatamente trazido ao HNSC, ele passa primeiro por uma análise rigorosa antes de ser liberado para a distribuição nas unidades do Hemocentro de Divinópolis.

Atestado de doação – Para o funcionário público civil, de autarquia ou militar, a Lei 1.075 dá direito à dispensa do ponto, no dia da doação de sangue. Também o artigo 473, da CLT, prevê que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. Para o candidato que não puder doar, é fornecida uma declaração de comparecimento ao hemocentro para justificar o atraso no comparecimento ao trabalho. O atestado de doação será fornecido por médico ou enfermeiro e a declaração de comparecimento também por funcionários administrativos.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.