Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia Mundial do Doador de Sangue: pandemia reforça a importância de um gesto capaz de salvar vidas
14
jun-20

Dia Mundial do Doador de Sangue: pandemia reforça a importância de um gesto capaz de salvar vidas

 

Hoje, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) a data é uma homenagem à Karl Landsteiner, um imunologista austríaco nascido em 14 de junho de 1868, que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além disso, o Dia Mundial do Doador de Sangue também tem o intuito de agradecer os doadores voluntários e estimular mais pessoas a fazerem a doação de sangue.

No Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, são aproximadamente 4 mil doadores cadastrados, mas nem todos são ativos. Fabíola Nogueira, responsável pela Captação de Doadores, aproveita a data para valorizar todos aqueles que anualmente fazem questão de reservar um tempo para salvar vidas. “A gente aproveita para estar agradecendo os nossos queridos doadores e conscientizando a importância deles, porque sem eles não conseguimos realizar o trabalho que a gente realiza dentro de um hospital. Então, é uma data que a gente faz questão de agradecer mesmo”, disse Fabíola Nogueira.  

 

Estímulo

Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, as doações reduziram significativamente. Por isso, mais do que nunca, o Dia Mundial do Doador é uma conscientização à população internacional sobre a importância deste gesto para salvar outras vidas.

No caso do Banco de Sangue do HNSC, o número de doadores transportados até o Hemocentro de Divinópolis foi reduzido em 50% por medida de segurança para evitar aglomerações. Atualmente, são levados duas vezes ao mês 25 candidatos. “Então aproveito a oportunidade para fazer um apelo! Quem tiver condições de estar indo (a  algum Hemocentro da Fundação Hemominas) por conta própria pode estar agendando uma doação diretamente no Hemocentro de Divinópolis, pode me ligar que também faço o agendamento para você se houver dificuldade, o número é 3233-5461, ou se você está indo em Divinópolis para resolver questões particulares, aproveite e faça um agendamento antes e faça uma doação em nome do nosso hospital que precisa muito da colaboração de toda população”, pediu a responsável pela Captação de Doadores do HNSC.

 

Junho Vermelho

Também em junho, Bancos de Sangue de todo o país celebram o Junho Vermelho, campanha nacional cujo objetivo é, também, conscientizar para a doação de sangue. “Os Hemocentros iniciam o mês trabalhando essa campanha, porque é o período do ano onde caem as temperaturas e diminui gradativamente o número de doadores que comparecem aos Hemocentros. Isso ocorre pelas baixas temperaturas, pelas crises alérgicas e resfriados”, destacou Fabíola Nogueira.

Fabíola Nogueira

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.