Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Coleta de órgãos é realizada com sucesso no HNSC
11
jan-19

Coleta de órgãos é realizada com sucesso no HNSC

 

O Hospital Nossa Senhora da Conceição viveu um momento especial nesta sexta-feira (11/01). Após quase duas décadas, a Casa de Saúde sediou um procedimento de coleta de órgãos, contribuindo para salvar a vida de pessoas que aguardam ansiosas na fila de espera por um órgão. A coleta foi feita em um paciente que não teve a identidade revelada publicamente. Foram retiradas dele as duas córneas e os dois rins. A cirurgia de remoção foi realizada por profissionais do MG Transplantes em uma sala do Bloco Cirúrgico.

 

Foram quase duas horas de trabalho, até que foi confirmada a informação de que a captação transcorreu com sucesso. Desta forma, até quatro pessoas poderão ser beneficiadas com os órgãos. Quem coordenou os trabalhos foi o cirurgião Silvério Garcia, do MG Transplante. Ele parabenizou o HNSC pela estrutura cedida e por seguir todo o protocolo exigido para este tipo de cirurgia. O profissional também ressaltou a importância da coleta de órgãos para salvar vidas e destacou a necessidade de conscientização das famílias. “É um ato de grandeza e desprendimento, é um corpo que se vai, mas que se a família tiver essa consciência e o paciente as condições ideais, pode ajudar muitas outras pessoas que estão vivendo em situação de dificuldade.”, reforçou o cirurgião.

 

A diretora Técnica do HNSC, Silvana Zenóbio, acompanhou a coleta de órgãos e parabenizou a equipe do MG Transplante pelo bom trabalho prestado. Segundo ela, a esperança, agora, é que o Hospital Nossa Senhora da Conceição se torne uma referência para este tipo de procedimento no Centro-Oeste de Minas. “Foi um empenho da enfermagem, da Assistência Social, da Psicologia do Hospital, que abordou a família, da Diretoria, todo mundo se empenhou e todo mundo vibrando muito com a possibilidade de a gente começar com essa rotina no hospital, de ingressar na equipe do MG Transplante como provável fornecedor de órgãos.”, destacou Silvana Zenóbio.

 

Dados disponibilizados pelo MG Transplante indicam que, em Minas Gerais, há mais de 4 mil pessoas esperando na fila por um órgão, sendo a demanda maior a de transplante de rim, com quase 3 mil mineiros na fila.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.