Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Colesterol: bom ou ruim para o funcionamento do organismo?
17
jun-20

Colesterol: bom ou ruim para o funcionamento do organismo?

 

Vilão para alguns, essencial para outros, o colesterol ainda é um tema que gera muitas dúvidas entre pacientes e seus familiares. Afinal, ele é bom ou ruim para a nossa saúde?

Para responder essa pergunta é preciso entender o que é e qual a função do colesterol no corpo. Colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo e encontrada também em produtos de origem animal e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.

O organismo é responsável pela produção de cerca de 70% do colesterol, enquanto o restante é oriundo de alimentos de origem animal digeridos pela pessoa. Contudo, quando se consome grande quantidade de gordura animal, o fígado produz mais colesterol do que o normal.

 

Tipos de Colesterol

O colesterol é uma substância que se dissolve no sangue e é transportado via corrente sanguínea. Para alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa das lipoproteínas, substâncias que são produzidas pelo fígado. Assim, divide o colesterol em diferentes tipos: colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim), colesterol HDL (colesterol bom), colesterol VLDL e colesterol Total.

 

Colesterol é importante para o funcionamento do organismo

Apesar de ser relacionado à diversos problemas de saúde – o que em muitos casos é verdade – o colesterol tem uma significativa parcela de importância para o bom funcionamento do organismo. A substância ajuda na estruturação da membrana das células, digestão, produção de hormônios e fabricação de bile.

 

Problema é o excesso

Colesterol em excesso é um fator de risco para outros problemas de saúde. A hipercolesterolemia – também chamado de colesterol elevado – é uma das principais causas de alterações circulatórias, podendo levar a infartos do coração, derrames cerebrais e amputações em membros inferiores.

Altos índices de colesterol no sangue são provocados por diferentes fatores, como estilo de vida (tabagismo e consumo elevado de bebidas alcoólicas), alimentação rica em gordura saturada, gordura trans e açúcar e falta de atividades físicas regulares.

 

Genética

A genética também é considerada uma causa para colesterol elevado. Se você tem na família pessoas com colesterol alto tenha atenção! Se o colesterol alto é devido aos genes herdados, uma pessoa pode nascer com níveis elevados de colesterol LDL devendo realizar acompanhamento médico desde criança.

 

Sintomas e Prevenção

Diferentes de outros problemas de saúde, o colesterol alto não apresenta sintomas. Portanto, o corpo não apresenta nenhum sinal físico ou psicológico de que os níveis de gordura no sangue estão elevados. A recomendação é que a pessoa faça consultas médicas regulares para acompanhar os níveis de colesterol e, caso eles estejam elevados, inicie o tratamento para controla-los.

Para prevenir o diagnóstico, a orientação é investir em dietas ricas em alimentos naturais e na redução de alimentos industrializados. Não fumar e não consumir bebidas alcóolicas também é uma dica importante. Além disso, a atividade física regular ajuda a controlar os níveis de gordura. Comece com uma atividade leve a moderada, com 30 minutos de caminhada por cinco dias na semana.

Podemos perceber que colesterol é uma substância essencial para nosso organismo, mas precisa ser controlado, evitando os excessos tanto para cima quanto para baixo.

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.