Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Sua saúde ocular está em dia?
14
jul-23

Sua saúde ocular está em dia?

No dia 10 de julho, comemoramos o Dia da Saúde Ocular, uma data especial para conscientizar sobre a importância de manter a saúde ocular em dia. É um alerta à população e profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 253 milhões de pessoas no mundo tenham algum tipo de deficiência visual, sendo que a maioria desses casos poderia ter sido evitada ou tratada precocemente.

Só no Brasil, segundo a OMS, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de distúrbio da visão. No país, o número de cegos é superior à 1 milhão, dos quais cerca de 60% são casos evitáveis e/ou tratáveis.

Pesquisas indicam também que 34% dos brasileiros nunca foram a uma consulta com um médico especialista em saúde ocular, o oftalmologista. Outro dado preocupante é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixar de algum problema na visão.

Principais doenças

As duas principais causas de cegueira no mundo são catarata e glaucoma. A Catarata é reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da acuidade visual, porém sem dor. Ela deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista. Já o glaucoma é o aumento da pressão intraocular e também deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.

Além dessas doenças, também se destacam conjuntivite aguda bacteriana, conjuntivite aguda viral e tracoma.

Cuidando dos seus olhos

É importante tomar medias preventivas para evitar o diagnóstico de doenças oculares. Entre as dicas orientadas por oftalmologistas estão:

  1. Consultas regulares ao oftalmologista: Realizar exames oftalmológicos regulares é fundamental para monitorar a saúde dos olhos, identificar problemas precocemente e evitar possíveis complicações. Mesmo que você não apresente sintomas aparentes, fazer um check-up anual é altamente recomendado.
  2. Proteja seus olhos da luz solar: Os raios ultravioletas podem ser prejudiciais para os olhos. Sempre que estiver ao ar livre, use óculos de sol com proteção UV para evitar danos aos olhos causados pela exposição prolongada ao sol.
  3. Descanse os olhos: A rotina moderna nos expõe a longos períodos de uso de dispositivos eletrônicos, o que pode causar cansaço visual. Lembre-se de fazer pausas regulares durante o trabalho ou ao usar o celular e computador, piscando os olhos para mantê-los hidratados.
  4. Alimentação saudável: Uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais, é benéfica para a saúde ocular.
  5. Não negligencie desconfortos: Caso sinta ardência, coceira, visão embaçada ou qualquer desconforto ocular, procure um oftalmologista imediatamente. Ignorar esses sinais pode agravar o problema.
  6. Evitar coçar os olhos;
  7. Cuidados com a maquiagem: remover os produtos de beleza dos olhos antes de dormir;
  8. Não usar produtos fora do prazo de validade, de outra pessoa, antialérgicos e sem conservantes; 
  9. Verificar regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes;
  10. Ao menos uma vez por dia, higienizar a área em volta dos olhos, como pálpebras, cílios e cantos, para remover impurezas e secreções secas evita coceira, irritação ou até conjuntivite.

Caso você apresente alguma irritação ou coloração diferente nos olhos, a recomendação é procurar imediatamente um especialista em saúde ocular.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.