Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Setembro Dourado: juntos contra o câncer infantojuvenil
20
set-22

Setembro Dourado: juntos contra o câncer infantojuvenil

 

O Setembro Dourado é uma iniciativa nacional criada para conscientizar a população, em especial pais, educadores e profissionais da saúde, sobre o câncer infantojuvenil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento: cerca de 80% das crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico precoce podem ser curadas e a maioria terá qualidade de vida após o tratamento adequado (INCA).

Diferente do câncer em adultos, o infantojuvenil não apresenta relação entre fatores ambientais ou de hábitos de vida (como tabagismo e obesidade, por exemplo) com o risco de a criança desenvolver a doença. Por isso a prevenção está mais relacionada ao diagnóstico precoce.


Alguns sintomas para ficar atento:

  • Palidez, hematomas ou sangramento e dor óssea;
  • Caroços ou inchaços - especialmente se forem indolores;
  • Perda de peso inexplicada, febre, tosse persistente,
  • Sudorese noturna e falta de ar;Inchaço abdominal, fadiga;
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.


Faça o acompanhamento de crianças e jovens com um profissional de saúde regularmente.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.