Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo espaço para arquivamento garante melhor organização e conservação de prontuários médicos no HNSC
25
maio-20

Novo espaço para arquivamento garante melhor organização e conservação de prontuários médicos no HNSC

 

O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital Nossa Senhora da Conceição concluiu a transferência dos documentos arquivados para um novo espaço, mais amplo e de melhor acesso.

As novas instalações ficam em uma área de 75 m², próximo à Agência Transfusional de Sangue, que possibilita melhor organização e conservação do material. A mudança também irá proporcionar ganhos para a equipe, otimizando o trabalho e garantindo mais segurança quanto a guarda dos prontuários. “A ideia foi transformar um ambiente comum em algo inovador, porque você precisa se sentir bem no local onde você trabalha. E esta novidade tem proporcionado para mim e minha equipe nos sentirmos bem no nosso ambiente de trabalho. Acredito que mudanças são válidas sempre que buscamos melhorias para o nosso setor.”, explicou Ronan Teixeira Gomes, coordenador do Same.

 

Atuações do Same

O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) é responsável pela organização, auditoria administrativa, armazenamento e guarda de prontuários médicos, permitindo sua identificação sempre que necessário. É um setor importante ao HNSC, pois permite avaliar o trabalho do profissional e o grau de eficiência com que são tratados os pacientes. “O Same tem por finalidade a guarda e preservação do prontuário. O serviço é imprescindível para o HNSC, pois colabora na assistência prestada ao paciente e demais setores do hospital. O prontuário é importante nos processos administrativos, tanto no aspecto legal quanto no aspecto financeiro.”, disse Ronan Gomes.

Por mês, o setor arquiva uma média de 700 prontuários. Segundo o coordenador do Same, há milhares de prontuários arquivados, sendo o mais antigo datado do ano de 1987.

 

Quem pode ter acesso aos prontuários do Same

As informações disponíveis no Same podem ser acessadas pelo paciente, seu representante legal e também pelos profissionais do hospital. “É só comparecer no setor Same e fazer a solicitação. Em seguida é feito o agendamento e, após o prazo de cinco dias úteis, a cópia já está liberada. Agora, por causa da pandemia de Covid-19, nós estamos alternando dias e horários para poder evitar aglomerações.”, destacou o coordenador do Same.

Além de Ronan Gomes, o Same conta ainda com as profissionais Aline Oliveira e Rosângela Fernandes Soares. Para mais informações sobre algum prontuário, o interessado pode ligar para o 3233-5406.

Equipe do Same: Aline Oliveira, Ronan Gomes e Rosângela Soares

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.