Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Mais frutas e legumes e menos alimentos processados: o que fazer para se prevenir contra o câncer de intestino
11
mar-20

Mais frutas e legumes e menos alimentos processados: o que fazer para se prevenir contra o câncer de intestino

 

A campanha temática do mês de março, denominada Março Azul Marinho, chama atenção para a importância da prevenção ao câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, que abrange tumores que têm início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus.

O objetivo é estimular as pessoas a terem uma vida mais saudável, reduzindo ao máximo as chances de terem um diagnóstico da doença. Além disso, a mobilização também tem o intuito de conscientizar sobre o quão essencial é o diagnóstico precoce, aumentando as possibilidades de cura do câncer.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, quando detectado precocemente, tem cura. Para 2020, o INCA estima 40.990 novos casos, sendo 20.520 em homens e 20.470 em mulheres.

 

Fatores de risco

Assim como outras doenças, o câncer colorretal decorre de práticas não saudáveis. Entre os principais fatores relacionados ao risco de desenvolver a doença estão: idade igual ou acima de 50 anos, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, excesso de peso corporal e alimentação não saudável – que compreende uma dieta pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras.

Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado.

 

Sintomas

Os sinais mais frequentes associados ao câncer colorretal são: sangue nas fezes, diarreia e prisão de ventre alternados, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes e massa abdominal.

 

Prevenção

A melhor forma de prevenção é mantendo a boa saúde do corpo, especialmente no que se refere à alimentação. Recomenda-se uma alimentação saudável composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal. Outra dica é se exercitar, evitando sair do peso corporal.

Não fumar e não ingerir bebida alcóolica também são orientações para quem deseja evitar qualquer risco de contrair a doença.

 

Tratamento

O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável. Mas o tratamento não é um processo simples. A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos dentro do abdome. O procedimento ainda inclui a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de retorno do tumor.

O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas. Após o tratamento, é importante realizar o acompanhamento médico para monitoramento de recidivas ou novos tumores.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.