Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

As lutas de cada cor de Setembro
23
set-20

As lutas de cada cor de Setembro

 

Setembro é um mês marcado por diversas cores, que simbolizam lutas distintas sobre prevenção e tratamento de doenças e levantam debates importantes de temas que merecem visibilidade e devem ser lembradas não apenas neste mês, mas em todo o ano.

O HNSC listou as principais cores do mês e o que cada uma representa. Conheça e se informe.

 

- Setembro Verde

Doação de órgãos

O Setembro Verde trata sobre a doação de órgãos. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância desse gesto que salva vidas. Para isso são realizadas ações em ambientes públicos e privados para fortalecer as discussões sobre este assunto e levar a informação ao máximo de pessoas possível.

No Brasil, a doação de órgãos só é feita após a autorização familiar. Por isso é importante conversar com a família e deixar claro o desejo de ser um doador.

 

Câncer de cólon

O Setembro Verde também busca dar visibilidade ao câncer de cólon, conhecido como colorretal ou câncer de intestino. O câncer colorretal é um tumor maligno que afeta o intestino grosso e o reto. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de tumor mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.

 

- Setembro Amarelo: luta pela vida

O amarelo do mês nove é direcionado para fortalecer campanhas de prevenção e redução dos casos de suicídio. Setembro Amarelo surgiu em 2015 por meio de três importantes entidades brasileiras: Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, é realizado anualmente em todo o país com ações em ambientes públicos e privados a fim de mobilizar o máximo de pessoas possível sobre a causa. 

 

- Setembro Dourado: conscientização sobre o câncer infantojuvenil

O Setembro Dourado é uma iniciativa nacional de conscientização, em especial de pais, educadores e profissionais da saúde, sobre o câncer infantojuvenil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento: cerca de 80% das crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico precoce podem ser curadas e a maioria terá qualidade de vida após o tratamento adequado (INCA).

 

- Setembro Vermelho: cuide do seu coração

Concentram-se aqui as campanhas de prevenção, conscientização e tratamento das doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo. O mês de setembro foi escolhido pois no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Desde então, diversas organizações no Brasil e no mundo realizam ações para lembrar a data.

Mudanças de hábito simples podem evitar muitas das doenças cardíacas, como: parar de fumar, praticar exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e ter uma dieta equilibrada. Prefira escadas a elevadores, durma bem, meça sua pressão e consulte um médico regularmente.

 

- Setembro Roxo: conscientização sobre fibrose cística

Também chamada de Mucoviscidose, a Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. A enfermidade é provocada por um gene defeituoso que produz uma proteína que faz com que o corpo produza muco mais espesso e de difícil eliminação.

Entre os sintomas da Fibrose Cística estão tosse persistente com catarro, infecções pulmonares, falta de fôlego e dificuldade no movimento intestinal. A melhor maneira de combater a doença é o diagnóstico precoce, para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar quadros graves.

 

- Setembro Azul: dedicado à comunidade surda

Setembro Azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, uma ação que traz conscientização e homenagens à essa população que luta por inclusão e visibilidade. A escolha de setembro tem muito significado, já que se comemora o Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional dos Surdos (26) e Dia Internacional do Surdo (30).

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. Dados do IBGE indicam que há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no país.

No Brasil, definiu-se, por lei em 2008, o dia 26 de Setembro como Dia Nacional do Surdo. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no país, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.

O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial, pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.