Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Ficou ainda mais fácil ser um doador de sangue do HNSC, saiba como
22
jun-22

Ficou ainda mais fácil ser um doador de sangue do HNSC, saiba como

Pará de Minas inaugurou, na última terça-feira (21/06), o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue – PACE, do Hemominas. O momento histórico para a cidade vem junto com o mês reservado para a celebração da campanha Junho Vermelho, dedicada ao incentivo à doação de sangue.

Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores do HNSC, celebrou muito a conquista. “Agora nós não vamos mais precisar levar nossos doadores até Divinópolis, uma vez que o posto de coleta está na cidade, as doações serão realizas por aqui. É um ganho para o Hospital, que vai poder direcionar as verbas das viagens para outros setores e também é um conforto maior para os doadores”. Atualmente, o HNSC conta com mais de 5 mil doadores cadastrados.

Segundo a presidente da Fundação Hemominas, Junia Guimarães Mourão Cioffi, o modelo adotado para a sala de coleta, assim como a frequência de funcionamento foram essenciais para a viabilização do projeto que vai atender as demandas do município.

Funcionando no 1º piso do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o posto é resultado da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Fundação Hemominas e chega à cidade para facilitar o acesso dos doadores a uma unidade de coleta mais perto de casa.

Saiba como doar

Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, os interessados podem ligar para o Banco de Sangue no telefone (37) 3233-5461, e falar com Fabíola Nogueira. Também podem obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou pelo @hnscpm.

O site do HNSC também conta com o formulário “Seja um Doador de Sangue”, que aparece em todas as páginas de navegação. Os interessados em doar sangue devem preencher o formulário com nome, telefone e município. Em seguida, o Banco de Sangue do HNSC entrará em contato para agendar a doação.

Quem pode doar

A doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador e de quem receberá a doação. Fique atento às regras básicas:

Alimentação: o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas;

Documentos: é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura. Podem ser apresentados documentos digitais, desde que tenham assinatura para conferência;

Estado geral: O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Idade: Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

Peso: mínimo de 50 kg. O peso será verificado no momento da doação e será descontado 1 kg referente ao peso da roupa.

Alguns impedimentos temporários são: febre e/ou resfriado; gravidez; tatuagem, maquiagem definitiva e micro pigmentação de sobrancelha; cirurgias e procedimentos médicos, incluindo estéticos, dentre outros. Demais restrições podem ser consultadas neste link.

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.