Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Evite fake news! Saiba onde tirar dúvidas sobre o Covid-19
01
abr-20

Evite fake news! Saiba onde tirar dúvidas sobre o Covid-19

 

Na era digital, as redes sociais se transformaram em grandes aliadas no enfrentamento ao novo coronavírus. Através das mais diversas plataformas, o usuário tem a disposição um leque de informações sobre a doença, além de orientações preventivas para se evitar o contágio.

No entanto, as mídias sociais também possibilitam a ação de pessoas que querem prejudicar o trabalho das autoridades de saúde e espalham notícias falsas, as populares fake news.

Alguns exemplos são as mensagens que falam sobre remédios que curam o paciente do coronavírus, como café e a ingestão de alimentos alcalinos, por exemplo. Há, também, fake news sobre a transmissão do vírus, como uma que afirma que o Covid-19 não é transmitido em locais com temperaturas acima de 20º.

Para ajudar a população a separar o que é verdade do que é mentira o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde do Estado e de Pará de Minas disponibilizam canais de comunicação para tirar dúvidas sobre o novo vírus.

 

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site uma página exclusiva sobre coronavírus - coronavirus.saude.gov.br - com atualizações do boletim epidemiológico e diversas informações referentes às formas de transmissão, sintomas, distribuição de testes, recomendações e fake news.

Além disso, também colocou à disposição dos brasileiros um número de WhatsApp para que as pessoas possam enviar textos, imagens, áudios ou vídeos que tenham recebido para confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

 

Secretaria de Estado de Saúde

Assim como a pasta federal, a Secretaria de Estado de Saúde também criou uma plataforma exclusiva para coronavírus (saúde.mg.gov.br/coronavirus). Na página, há informações para o cidadão, profissionais da saúde, legislações pertinentes, material da campanha de conscientização e atualização diária dos boletins epidemiológicos de Minas Gerais.

O Estado também disponibiliza um número de WhatsApp para que os mineiros possam tirar dúvidas sobre a doença. O contato é (31) 98272-0553.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde colocou em funcionamento uma central de atendimento telefônico para orientações e ordenamento do fluxo de assistência aos pacientes com sintomas gripais.

O serviço funciona 24 horas e é prestado por profissionais da área da saúde. O número é o 0800 940 9402.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.