Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Doação de sangue continua mesmo nas Ondas Roxa e Vermelha
01
abr-21

Doação de sangue continua mesmo nas Ondas Roxa e Vermelha

 

Desde o início da pandemia de covid-19, os hemocentros têm enfrentado dificuldades para manter os estoques de sangue. E, nos últimos tempos, com o agravamento da crise e a entrada do estado na Onda Vermelha e, posteriormente, na Onda Roxa, a situação se intensificou.

A responsável pelo Setor de Captação de Doadores do HNSC, Fabíola Nogueira, explica que agora é a hora que o Banco de Sangue da Instituição mais precisa dos seus voluntários. “No Hospital nós temos diversos pacientes que demandam transfusão de sangue ou do hemocomponente. E, para que eu consiga ajudá-los, nós precisamos dos doadores. Todos os setores dentro de um Hospital demandam transfusão de sangue. Então é muito importante que a população continue participativa, que os familiares façam a reposição nos números que são solicitados, para que a gente consiga continuar nesta corrente do bem, um ajudando o outro”.

Ela conta que, desde o início da pandemia, as vagas do transporte fornecido pelo HNSC foram reduzidas pela metade. A partir da inclusão dos municípios mineiros na Onda Roxa, ela vem enfrentando ainda mais dificuldades para conseguir doadores e, consequentemente, em manter o estoque de sangue regular.

A solução foi iniciar um trabalho de conscientização. “A Fundação Hemominas segue todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Onda Roxa, para preservar a segurança e integridade desses doadores e dos colaboradores da Instituição. Desde que surgiu a pandemia, o Hemominas está muito firme nas questões de segurança, exposição, higienização. Já era muito bem organizado, ficou mais ainda, e eles seguem à risca todos os protocolos. Então fiz este trabalho de conscientização com nossos doadores para passar segurança a eles”, conclui.

Saiba como doar

Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, os interessados podem ligar para o Banco de Sangue no telefone (37) 3233-5461, e falar com Fabíola Nogueira. Também podem obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou pelo @hnscpm.

O site do HNSC também conta com o formulário “Seja um Doador de Sangue”, que aparece em todas as páginas de navegação. Os interessados em doar sangue devem preencher o formulário com nome, telefone e município. Em seguida, o Banco de Sangue do HNSC entrará em contato para agendar a doação.

Agendamento online

Considerando a recente inclusão de todos os municípios de Minas Gerais na Onda Roxa a partir da última quarta-feira, 17/03, a Fundação Hemominas orienta para que todos os candidatos à doação de sangue utilizem o protocolo do agendamento como fonte de comprovação de deslocamento até suas unidades.

O comprovante de agendamento é enviado ao e-mail de cadastro utilizado no momento do agendamento online. Ele também pode ser emitido via MGapp – Cidadão, em <>. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Requisitos básicos para doação de sangue

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Vacinas

O prazo de inaptidão para doação após a vacina para Covid-19 depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são:

- Coronavac/Sinovac: 48 horas

- Covishield/ Serum/ AstraZeneca/ Fiocruz: 7 dias

 

Com informações do Hemominas

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.