Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Diabetes: como dosar a alimentação em quadros de ansiedade
11
nov-20

Diabetes: como dosar a alimentação em quadros de ansiedade

 

A diabetes é uma doença muito conhecida entre a população brasileira, que acomete a mais de 13 milhões de pessoas, aproximadamente 7% da populacional nacional, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, a diabetes pode trazer sérias complicações ao paciente se não for tratada, como amputação de membros, cegueira ou até mesmo, no pior dos casos, levar ao óbito.

Uma vez diagnosticado com diabetes, a pessoa viverá com a doença para sempre, pois ela não tem cura. É preciso iniciar o tratamento e colocar em prática um hábito mais saudável de vida, especialmente na alimentação.

São vários os desafios dos diabéticos e, agora, diante da pandemia de covid-19, a luta é ainda mais intensa, pois, entre outros fatores, a crise do novo vírus desencadeou um quadro de ansiedade nos brasileiros em função das incertezas sobre o futuro. Esse sentimento pode ser perigoso e colocar em risco o sucesso do tratamento.

 

Relação entre ansiedade e alimentação

A alimentação está intimamente ligada à saúde mental do indivíduo, e para quem é diabético esse ponto deve ser muito bem observado, pois um quadro de ansiedade aguda pode influenciar na dieta do paciente. “Aquela frase tão ouvida de que ‘nós somos o que comemos’ é verdadeira! Essas alterações que promovem o quadro de ansiedade são moduladas por nutrientes. Então os nutrientes obtidos no alimento, afetam a taxa de prevalência dessa enfermidade. Diversos estudos demonstram que a qualidade da dieta está diretamente relacionada aos transtornos clínicos de humor e ansiedade.”, explicou a nutricionista clínica do HNSC, Flávia de Araújo Pinheiro Santos.

 

É possível controlar a ansiedade pela alimentação mesmo sendo diabético?

Sim, é possível! Obviamente o diabético precisará ter um controle sobre o que come no dia a dia, mas, segundo a nutricionista Flávia Santos, é perfeitamente possível utilizar a alimentação como uma arma para evitar a ansiedade. “Como a reação do nosso corpo está intimamente ligada a alimentação, é possível promover a melhora desse quadro (de ansiedade) através da mesma, fazendo uma alimentação adequada. Isso aborda não apenas pacientes diabéticos, mas como todas as pessoas em geral.”, afirmou a nutricionista.

 

Quais os nutrientes a pessoa com diabetes pode consumir?

“Vamos pensar em alimentos ricos em zinco, como carne vermelha, leites e derivados e amêndoas. Também alimentos ricos em triptofano, substância que, em nosso organismo é convertido em serotonina, um neurotransmissor ou também conhecido como hormônio da felicidade. A gente vai encontrar muito triptofano nos queijos, nos ovos, arroz integral, feijão, peixes e aves.”, explicou a nutricionista.

Ela também completou: “Para que tenhamos produção ideal de serotonina também precisamos de magnésio, que vai promover a ligação do receptor da serotonina. Nós encontramos o magnésio nas castanhas, nozes, aveia, banana, folhosos verdes escuro e também no abacate.”.

 

Chocolate é uma boa opção?

Muitas pessoas têm o hábito de recorrer ao chocolate quando estão em situações estressantes ou de muita ansiedade. Para quem é diabético, essa opção é um pouco mais complexa, pois é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue.

Comer chocolate não é proibido, desde que seja do tipo certo. “Para que o diabético faça o consumo do chocolate temos algumas regrinhas para que esse benefício seja eficiente e não traga malefícios. O que o diabético vai fazer? Ele tem que optar por versões de chocolate amargas, que sejam chocolates que apresentam teor de cacau acima de 60%. As versões de chocolate ao leite e chocolate branco são ricas em açúcar e gorduras adicionados.”, disse a nutricionista clínica do HNSC.

As dicas da nutricionista do Hospital Nossa Senhora da Conceição são valiosas, mas é importante que você, caso note que está com hábitos alimentares inadequados, procure um médico ou uma nutricionista de sua confiança para equilibrar sua dieta e não agravar o quadro de diabetes.

 

Flávia Santos, nutricionista clínica do HNSC

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.