Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia Nacional do Teste do Pezinho
06
jun-21

Dia Nacional do Teste do Pezinho

 

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado todo dia 6 de junho e, neste ano, há um motivo a mais para comemorar. Em maio deste ano, foi sancionada a Lei nº 14.154, que amplia de seis para aproximadamente 50 diagnósticos.

A lei entrará em vigor 365 dias após a publicação e será implementada de forma escalonada, de forma a aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Serão priorizados aqueles problemas de saúde com maior prevalência no Brasil, as quais já existem protocolos de tratamento aprovado e incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O teste do pezinho

O teste do pezinho é um exame realizado em laboratório a partir de amostras de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido. Um balanço do Ministério da Saúde mostra que aproximadamente 80% das crianças nascidas no Brasil realizam o teste do pezinho no SUS (Sistema Único de Saúde). Isso significa que, em torno de 2,4 milhões de crianças passam por uma triagem que detecta as principais doenças genéticas ou congênitas.

“O teste do pezinho investiga alterações que não são visíveis no nascimento, que são as alterações genéticas, e algumas delas até infecciosas. O intuito é pesquisar se a criança vai apresentar indícios de alguma doença, que pode não se manifestar imediatamente no nascimento, mas que pode apresentar algum sintoma posterior”, esclarece o pediatra do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Jairo Mendes de Vasconcelos.  Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento em tempo hábil, evitando que a doença identificada se manifeste e garantindo crescimento e desenvolvimento adequados da criança.

O pediatra explica que o teste é feito na região plantar, ou seja, no calcanhar da criança, por ser uma região mais esterilizada e de pouca dor. “As gotinhas de sangue são colhidas em papel filtro e, posteriormente, enviadas para análise”. A coleta do sangue para a triagem neonatal deve ser realizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Nesse período, é importante que a mãe ou o responsável pela criança procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o teste. Também pode ser realizado em hospitais ou maternidades particulares.

Até o momento, as doenças identificadas no teste são:

  • Hipotireoidismo Congênito,
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias,
  • Fibrose cística,
  • Hiperplasia adrenal congênita,
  • Deficiência de biotinidase,
  • Toxoplasmose congênita.

O teste é oferecido gratuitamente pelo SUS, por meio do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), e a análise é feita pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (NUPAD).

É importante lembrar que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 1990), o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.