Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia da Imunização: vacinas salvam vidas
09
jun-22

Dia da Imunização: vacinas salvam vidas

 

Celebramos hoje o Dia da Imunização, data que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas para prevenir doenças. A imunização é importante em todos os momentos do ciclo da vida de uma pessoa. Porém, nos extremos de idade, durante a gestação e em determinadas profissões (como as da saúde), a vacinação é ainda mais relevante para evitar doenças e complicações.

A vacina é uma preparação que pode conter partículas de agentes infecciosos, o agente morto, atenuado ou inativado (sem capacidade de causar doenças) que quando aplicada desencadeia uma resposta imunológica que gerará uma “imunidade ativa”, fazendo com que o corpo consiga se defender, caso tenha contato com o micro-organismo.

Vacinas salvam vidas

A cada ano, milhões de vidas são salvas graças à imunização, amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem sucedidas. Por mais de 200 anos, as vacinas nos protegem contra doenças que ameaçavam vidas e impediam nosso desenvolvimento. Com elas, foi possível progredir sem o fardo de enfermidades como a varíola e a poliomielite, que custaram à humanidade centenas de milhões de vidas.

O desenvolvimento de novas vacinas nos aproximam de um mundo livre da tuberculose, do câncer cervical, por exemplo, e acabaram com o sofrimento de crianças provocado pelo tétano e pelo sarampo.

Investimentos e novas pesquisas estão possibilitando abordagens inovadoras para o desenvolvimento de vacinas e estão mudando a ciência da imunização para sempre, aproximando-nos de um futuro mais saudável.

Vacina no Brasil

A data busca chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação. Esta é uma maneira eficaz de combater doenças que acometem diversos públicos, como caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras.

No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, que foi instituído através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A ideia é manter um leque de vacinas anualmente para proteger pessoas de todas as idades. São ofertados gratuitamente mais de 40 diferentes imunobiológicos para a população

Confira o calendário de vacinação indicado para cada fase da vida no site do Programa Nacional de Imunizações - PNI.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.