Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo
28
out-21

Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

 

Certamente você já deve ter ouvido falar em Reumatismo, mas afinal, você sabe o que se trata? Ao contrário do que muitos pensam, reumatismo não é uma doença, mas sim, um conjunto de enfermidades, que engloba mais de 200, que são conhecidas como doenças reumáticas.

São problemas que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Para conscientizar a população sobre as doenças reumáticas, destinou-se o 30 de outubro como o Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo. Nesta data, unidades de saúde de todo o país realizam ações para evidenciar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para se ter um tratamento adequado e eficaz.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas têm algum tipo de doença reumática, sendo que entre as mais comuns estão: artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, osteoporose, tendinites, bursites e fibromialgia.

Doença da terceira idade?

Muitas pessoas associam o reumatismo à um mal que acomete apenas idosos, devido ao desgaste do aparelho locomotor. Mas isso não é verdade! Crianças, adolescentes e jovens também podem ser diagnosticados com alguma doença reumática. Elas se apresentam como inflamações e geralmente associadas a importante comprometimento da qualidade de vida. A diversidade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que abranja adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores e os órgãos atingidos variam bastante.

Diagnóstico e Tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos, desde a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros, até o tratamento farmacológico com o uso de medicamentos.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.