Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Banco de Sangue do HNSC faz novo chamado para doadores
22
maio-20

Banco de Sangue do HNSC faz novo chamado para doadores

 

O Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição está convocando candidatos para doação de sangue. Em decorrência da queda do número de doações por causa da pandemia de Covid-19, o HSNC está trabalhando com estoque abaixo do ideal, embora não tenha deixado de atender a demanda existente na unidade.

Segundo a Fundação Hemominas, responsável pela coleta e distribuição do sangue em Minas Gerais, os grupos sanguíneos que estão em baixa no estoque são AB-, O+, O- (todos em situação crítica), A+, A- e B- (todos em estado de alerta). A preocupação com a queda significativa de doações se traduz na importância de uma transfusão de sangue para salvar a vida de uma pessoa.

Mesmo com a ameaça do novo vírus, as viagens até o hemocentro em Divinópolis continuam duas vezes por mês. No entanto, obedecendo às novas regras da Hemominas, o HNSC está transportando menos pacientes. “Então não pode mais aglomerar. Com isso, nosso número de vagas foi reduzido em 50%. Não posso ir com ônibus cheio como era todas as vezes. As viagens continuam quinzenalmente, porém com número de candidatos reduzidos. Eu só posso estar levando 25 pessoas por vezes para não aglomerar.”, destaca Fabíola Nogueira, responsável pela Captação de Doadores no HNSC.

 

Agende sua doação

Conforme explicou Fabíola Nogueira, o Banco de Sangue precisou reduzir o número de candidatos levados até o hemocentro em Divinópolis. Mas, as pessoas que têm condições de transporte até a unidade podem agendar a doação. “Queria aproveitar a oportunidade para fazer reforço sobre essa questão. Como foi bem reduzido o nosso número de candidatos, se o candidato a doação ou o doador fidelizado tem condições de estar indo em transporte próprio, que ele o faça para nos ajudar. Ele pode agendar (a doação de sangue) pelo App MG, pelo 155, pode ligar diretamente na Hemominas ou se tiver qualquer dificuldade pode nos ligar que a gente faz esse agendamento. Isso é uma forma de ajudar a manter o estoque em condições adequadas para liberação.”, disse Fabíola Nogueira.

Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, o interessado pode ligar para o Banco de Sangue no telefone 3233-5461 e falar com Fabíola Nogueira. Também pode obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (Banco de Sangue HNSC) ou pelo @hnscpm.

Fabíola Nogueira, responsável pela captação de doadores de sangue no HNSC

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.