Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Semana Mundial da Amamentação
01
ago-23

Semana Mundial da Amamentação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é um evento anual realizado em mais de 170 países, promovido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês). Essa semana é comemorada em todo o mundo durante os primeiros dias de agosto, geralmente de 1º a 7 de agosto. O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e destacar os benefícios tanto para as mães quanto para os bebês.

Além disso, a semana também busca chamar a atenção para os desafios enfrentados pelas mulheres em relação à amamentação, como a falta de apoio, a desinformação, a pressão social, a necessidade de retornar ao trabalho cedo, entre outros obstáculos que podem dificultar a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. É sobre este tema que a Campanha de 2023 trata, com o mote “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

O apoio dos empregadores é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MS. Este apoio à amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê pois apresenta os nutrientes que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida. A partir dos 6 meses, a orientação é que o bebê continue mamando até os 2 anos ou mais, e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

Posto de Coleta do HNSC

Mulheres que queiram doar o leite e ajudar aquelas mães que não podem ou não conseguem amamentar, podem entrar em contato com a Maternidade do HNSC. A doação é importante e ajuda diversos bebês em Pará de Minas e cidades da região. Para a mulher doar, precisa ser saudável, não fumar, beber ou usar medicamentos, não ter contraído hepatite, aids ou sífilis. Todo leite passa por rigorosos exames para evitar contaminação.

Em Minas Gerais há 14 bancos de leite e 30 postos de coleta, sendo um deles o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Para mais informações, as interessadas podem procurar a maternidade, cuja portaria fica na rua Benedito Valadares. Ou ligar para o (37) 3233-5400

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.