Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Qual a importância do sono?
16
mar-23

Qual a importância do sono?

O Dia Mundial do Sono, que neste ano é celebrado em 17 de março, é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine), representada no Brasil pela Associação Brasileira do Sono (ABS). Anualmente, cerca de 75 países do mundo comemoram a data, que chama a atenção para a importância do sono regular diário. O objetivo é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.

A campanha deste ano tem como tema “Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz”. Ele ressalta a importância de se dormir bem para a manutenção da saúde mental e, por sua vez, a importância da saúde mental para o equilíbrio da sociedade.

A importância do sono

Os distúrbios do sono já atingem cerca de 45% da população do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que configura uma epidemia. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono (AMMS), 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia.

O sono de má qualidade pode causar diversos problemas como irritabilidade, memória ruim, baixa imunidade, falta de reflexos e de atenção. A longo e médio prazos, não priorizar o sono pode aumentar os riscos de hipertensão, diabetes, sobrepeso, enfarte e depressão.

A AMMS considera três elementos como essenciais para a boa qualidade do sono: a duração, que deve ser suficiente para que se sinta descansado e alerta no dia seguinte; a continuidade: o período de sono não deve ter interrupções; e a profundidade: deve ser profundo para ser restaurador.

Distúrbios do sono

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), existem mais de 100 distúrbios do sono, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono os mais comuns. Outros distúrbios também podem estar presentes como a apneia central do sono, o bruxismo, o sonambulismo e o movimento periódico de pernas.

Os distúrbios do sono frequentemente estão associados a doenças cardiovasculares (doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial), metabólicas (obesidade e resistência à insulina), gastrointestinais (refluxo), psiquiátricas (depressão e ansiedade), neurológicas (alterações cognitivas, epilepsia, déficit de atenção, acidente vascular encefálico), dificuldades de memória e de aprendizado, além de um maior risco de acidentes. Sintomas como ronco, cansaço durante o dia e insônia são sinais de que o indivíduo deve procurar ajuda médica.

Hábitos que podem melhorar o sono

Uma noite mal dormida pode afetar muito o seu dia e, quando são frequentes, também tem a capacidade de trazer diferentes danos à saúde e à qualidade de vida. Quem enfrenta dificuldades constantes para dormir pode precisar de auxílio profissional para superar a situação.

Alguns hábitos podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, como:

  • Tentar dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Prestar atenção na exposição à luz;
  • Consumir alimentos leves antes de dormir;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Evitar cafeína, nicotina e álcool;
  • Usar colchão e travesseiro dentro da validade;
  • Estabelecer um ritual antes de dormir.

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: SBPT, AMMS, OMS.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.