Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Pessoas vivendo com HIV têm mais chances de contrair Tuberculose. Saiba como se prevenir
18
nov-23

Pessoas vivendo com HIV têm mais chances de contrair Tuberculose. Saiba como se prevenir

 

Dados do Ministério da Saúde indicam que, a cada ano no Brasil, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos de Tuberculose e cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da enfermidade. São números alarmantes, tendo em vista que a doença tem cura e o tratamento está disponível na rede pública de saúde.

O assunto é tão sério que, ao longo do ano, há duas datas especiais (Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de março – e Dia Nacional de Combate à Tuberculose – 17 de novembro) que debatem a tuberculose e reforçam o alerta para a prevenção e a importância de se levar o tratamento até o final.

O que muita gente não sabe é que, consequentemente, acaba tendo forte influência nos diagnósticos, é que a tuberculose tem relação com o HIV. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas que vivem com HIV têm 28 vezes mais chances de contrair tuberculose.

 

Qual motivo associa as duas doenças?

Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Já o HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada por um vírus denominado Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema imunológico.

E ai que está a principal relação entre as enfermidades. A pessoa que tem o sistema imunológico debilitado tem mais chance de contrair infecções como a tuberculose. Tanto é verdade que a tuberculose é a principal causa de óbito por doença infecciosa em pessoas que vivem com HIV.

 

Como se prevenir?

Há diferentes formas de prevenção para as duas doenças. No caso do HIV, o principal método é o uso da camisinha no contato sexual. Há, ainda, a prevenção na utilização de materiais perfuro-cortantes, no uso de drogas injetáveis, em transfusão de sangue e em transmissão vertical.

Já com relação à tuberculose, a prevenção é feita através da vacina BCG, recomendada para aplicação no primeiro mês de vida da criança. A vacina diminui as chances de desenvolver formas graves da doença, como a meningite tuberculosa, mas não é eficaz contra a tuberculose pulmonar. Outra maneira de prevenir a doença é manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar.

 

Tratamento

O Ministério da Saúde oferece, na rede pública, o tratamento gratuito do HIV e da Tuberculose. Para ter acesso ao serviço e mais informações, o cidadão deve procurar a unidade de saúde próxima de sua residência. Outras orientações também podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde: saúde.gov.br.

 

Foto: reprodução

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.