Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Minas Gerais amplia público-alvo na vacinação de meningite
02
nov-22

Minas Gerais amplia público-alvo na vacinação de meningite

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a meningite, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) amplia, a partir do dia 3 de novembro, o público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. Poderão ser imunizados os jovens de 16 a 30 anos; os estudantes, professores e trabalhadores da educação superior sem limite de idade e profissionais de saúde sem limite de idade.

A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e um reforço aos 12 meses de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos a vacina Meningocócica ACWY.

A doença

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.

 

Texto: Saúde MG

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.